Novidades

Stellantis acelera a dinâmica de vendas de Veículos de Baixas Emissões na Europa

09/05/2022

Num mercado europeu que sofreu uma retração de 12,3% no primeiro trimestre de 2022 face ao período homólogo do ano passado, a Stellantis confirma a sua forte posição em termos de Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros, com uma quota de mercado de 21,0% e a liderança nos principais mercados (França, Itália, Espanha, Portugal, Bélgica e Grécia).

No primeiro trimestre de 2022, a Peugeot e a Citroën surgem no top-10 das Marcas mais vendidas na EU30, e a Stellantis também conta com cinco modelos no ranking dos dez modelos mais vendidos – Peugeot 208, Citroën C3, Peugeot 2008, Opel/Vauxhall Corsa e Fiat Panda – sendo o Peugeot 208 o automóvel mais vendido na Europa.

A Stellantis confirma, também, a sua liderança no mercado europeu de Veículos Comerciais Ligeiros com uma quota de 34,0%, representando quase 145.000 veículos vendidos no primeiro trimestre de 2022.

Ou seja, pouco mais de um ano após a sua criação, a Stellantis confirma o seu papel entre os líderes do mercado automóvel e prossegue o caminho da transição energética, visando garantir a mobilidade acessível a todos e em respeitar o ambiente, com a região europeia a desempenhar um papel fundamental no plano estratégico ‘Dare Forward 2030’ da empresa.

Uma explosão massiva de LEV para a Stellantis

Tendo em conta o mercado de Veículos de Baixas Emissões (LEV)[2] e no conjunto dos Automóveis de Passageiros com os Veículos Comerciais Ligeiros, a Stellantis foi líder em países de referência como a Itália (35,7% de quota de mercado), França (30,3%), Espanha (21,8%) e a Polónia (14,9 %), no cômputo do primeiro trimestre de 2022, sendo também líder do mercado VCL com uma quota de mercado de 44,5%.

Os Novos Fiat 500, Peugeot 3008 e Peugeot 208, com mais de 34.000 unidades globais vendidas no trimestre, encontram-se no grupo dos LEV mais vendidos na Europa. Em complemento, o Novo 500 ocupa o terceiro lugar no mercado BEV (Veículos Elétricos a Bateria), posição idêntica à obtida pelo Peugeot 3008 no mercado PHEV (Veículos Híbridos Plug-In).

Trata-se de um forte sinal para a Stellantis na região, estabelecendo o rumo para alcançar 100% do mix de vendas de automóveis de passageiros BEV na Europa, até ao final da presente década. Desde a sua fundação, há um ano, que a empresa se tem focado decisivamente na escolha da eletrificação, como garantia de uma mobilidade democrática que também preserva o planeta para as gerações futuras.

"O nosso compromisso estratégico com a eletrificação apoia-se num investimento superior a 30 mil milhões de euros da Stellantis entre 2021 e 2025 em eletrificação e em software, com o objetivo de atingir emissões zero de carbono até 2038. O processo envolve o lançamento de modelos cada vez mais respeitadores do ambiente e a colaboração com parceiros líderes para encontrar novas soluções que vão ao encontro das necessidades dos clientes, mas também através da criação de uma economia circular sustentável", comentou Maxime Picat, Chief Operating OfficerEnlarged Europe.

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.