A Alfa Romeo presta homenagem à lenda do Quadrifoglio com 100 unidades exclusivas e celebra-as no local onde a história começou: Sicília, nos locais da Targa Florio.
A 15 de abril de 2023, terão passado 100 anos desde que um símbolo inesquecível da Alfa Romeo, o Quadrifoglio, fez a sua estreia na versão de competição do RL durante a XIV edição da Targa Florio.
Neste aniversário especial, a Alfa Romeo apresenta os novos Giulia e Stelvio Quadrifoglio com a exclusiva edição comemorativa "Quadrifoglio 100th Anniversario". Limitada a apenas 100 unidades tanto para o Giulia como para o Stelvio, a Anniversary Edition é o resultado de cem anos de investigação em excelência técnica que tem sido aplicada a veículos de competição e de produção. A sua natureza icónica, pureza técnica e tecnologia foram combinadas para os colocar no topo dos seus respetivos segmentos, com o melhor comportamento e relação potência/peso da sua classe, criando uma experiência de condução Alfa Romeo única, direta e imersiva. Muitos elementos novos: emblemas de celebração, caraterização exclusiva e muita tecnologia graças aos novos faróis de matriz full LED adaptativos e ao novo painel de instrumentos totalmente digital embelezado com o design histórico “telescópico”.
Para celebrar um século de pura desportividade, o Quadrifoglio regressa à sua terra natal, a Sicília, pois a Alfa Romeo escolheu a ilha para ser o pano de fundo de uma sessão fotográfica comemorativa que, para além de recontar a tradição, destaca a "Grande Beleza" italiana e o conceito "Made in Italy". Cem anos depois, a viagem do Quadrifoglio ainda não terminou, uma vez que continua a ser reinventada e projetada num futuro brilhante que presta homenagem aos sucessos do passado.
As origens de uma lenda
Símbolo da nobre desportividade italiana, o lendário Quadrifoglio sempre foi sinónimo das criações de maior performance da marca. Isto não só se aplica aos seus modelos de competição, mas também aos seus veículos de estrada mais potentes e exclusivos. Por ocasião do seu centésimo aniversário, está a ser apresentado numa versão comemorativa. Reinterpretado numa linguagem moderna, o Centro Stile Alfa Romeo projetou o seu histórico logótipo no futuro da marca, preservando simultaneamente a sua solidez e elegância. Além disso, o seu ponto de cor recebeu uma atualização cromática contemporânea e recorda os veículos gloriosos da marca e as famosas vitórias no mundo da competição, as quais fazem parte do imaginário coletivo.
O Quadrifoglio faz parte da história desportiva e industrial da Alfa Romeo desde os seus primórdios. Tudo começou a 15 de abril de 1923 por ocasião da XIV edição de uma das mais antigas corridas de automóveis do mundo, a Targa Florio - o prestigiado evento que, no início do século XX, transformava a Sicília uma vez por ano no mais famoso "salão" europeu. Intensa e incrivelmente desafiante, a corrida era um dos marcos mais importantes daquela época para os pilotos e tinha o poder de impulsionar determinados modelos de automóveis ou até mesmo as marcas na sua totalidade no mercado. É por isso que, em 1923, a Alfa Romeo deu enorme importância à corrida siciliana, desenvolvendo uma versão específica do seu RL e recrutando pilotos talentosos para o conduzir.
No final, foi Ugo Sivocci, um importante piloto do seu tempo, quem trouxe para casa a vitória graças às suas habilidades e a uma série de eventos que tornariam a escolha do Quadrifoglio (um trevo de quatro folhas) ainda mais significativa como um emblema de desportividade nos capôs dos automóveis de corrida. Com esta vitória, a Alfa Romeo foi catapultada para o Monte Olimpo dos fabricantes de automóveis, ligando o símbolo do Quadrifoglio aos lendários veículos da marca e preparando o terreno para uma extensa série de corajosas realizações de pilotos inesquecíveis. Do primeiro Grande Prémio em 1925, passando pela Mille Miglia, Targa Florio e até às 24 Horas de Le Mans, a marca dominou a cena internacional de competição a partir de então. No entanto, o símbolo da sorte começou, também, a destacar-se em veículos de estrada exclusivos. De facto, o emblema do Quadrifoglio faria a sua primeira aparição num veículo de estrada com o Giulia Sprint GT Veloce e lançaria uma tradição que continua até hoje. Estas são as versões mais potentes da marca nas suas respetivas gamas e foram concebidas para um público de entusiastas de automóveis apaixonados pela condução desportiva.
Uma série limitada a 100 unidades com conteúdo exclusivo: tecnologia, potência aumentada para 520 cv e refinamento técnico superior graças ao diferencial autoblocante
As edições "Quadrifoglio 100th Anniversario" do Giulia e do Stelvio são o resultado de cem anos de investigação sobre excelência técnica que tem sido aplicada a veículos de competição e de produção. O motor V6 foi melhorado para uma potência de 520 cv (para a Europa, Reino Unido e China) e combina-se com um diferencial autoblocante mecânico, um elemento que faz a sua estreia nesta série especial de lançamento. Trata-se de um importante dispositivo técnico que, graças a uma afinação específica derivada da experiência de conceção do Giulia GTA, contribui para melhorar o comportamento e tração do automóvel, otimizando a transferência de binário e aumentando a estabilidade, agilidade e velocidade nas curvas.
A melhor dinâmica de condução da sua classe é o resultado de uma leveza surpreendente devido à utilização de materiais ultraleves. São disso exemplo o alumínio usado na construção do motor e a fibra de carbono presente no veio de transmissão, capô, spoiler e saias. No Giulia, a aerodinâmica ativa mantém-se com o difusor frontal em carbono: quando ativado, controla a qualidade do fluxo de ar que passa sob o veículo, aumentando a estabilidade e o desempenho. Por fim, o sistema de escape Akrapovich contribui com um som inconfundível.
Uma forte personalidade está igualmente presente no exterior, onde o Giulia e o Stelvio renovam o seu visual dando continuidade a uma sensação familiar com a restante gama, caracterizada pelos faróis “3+3”, com a nova iluminação de matriz full LED adaptativa que oferece um feixe de luz adaptativo e sem encadeamento para uma iluminação ótima em todas as condições, garantindo poupança de energia, uma grande melhoria na segurança e menos fadiga ocular. Jantes de liga leve com o típico design dos cinco orifícios estão disponíveis com 19" para o Giulia e com 21" para o Stelvio, também com as novas e exclusivas pinças de travão douradas. A mesma tonalidade especial distingue o emblema que celebra os 100 anos do Quadrifoglio posicionado sobre os guarda-lamas de ambos os modelos. Para acrescentar ainda mais desportividade, tanto para o Giulia como para o Stelvio, a grelha e as capas dos retrovisores são em carbono visível. Estão disponíveis três cores: Vermelho Etna, Verde Montreal e Preto Vulcano.
A mesma sensação desportiva pode ser encontrada no interior, onde existe uma combinação exclusiva de couro preto e Alcantara que é realçada por uma nova e exclusiva costura dourada e por um inovador acabamento 3D em carbono real para o painel de instrumentos, o túnel central e os painéis das portas. No painel de instrumentos, está aplicada uma costura especial do número "100" ao lado de um Quadrifoglio dourado. O volante é estofado a couro e Alcantara e conta com costura preta e inserções em fibra de carbono.
Quer se trate do aspeto exclusivo, tecnologia ou conectividade a bordo, todas as funcionalidades estão ao serviço de uma experiência de condução tipicamente Alfa Romeo. Isto pode ser visto no novo painel de instrumentos que inclui o design histórico "telescópico" e que estreia um ecrã TFT completamente digital de 12,3" onde se pode aceder a toda a informação do veículo e aos parâmetros relacionados com as tecnologias de condução autónoma. Para além das três apresentações disponíveis (Evolved, Relax e Heritage), a configuração exclusiva Race faz a sua estreia no Quadrifoglio.
A apresentação Race reúne no ecrã central as informações fundamentais que cada piloto quer ter sob controlo: conta-rotações, velocímetro e luz shift para indicação de passagem de caixa. Esta configuração pode ser personalizada colocando informações adicionais, incluindo as de performance instantânea nos mostradores laterais.