Muitos dos condutores principiantes que se encontram, atualmente, ao volante pela primeira vez só conduzirão automóveis elétricos quando obtiverem as suas cartas de condução.1 Três escolas na Noruega e uma nos Países Baixos estão a liderar uma revolução na formação de condutores para a "Geração E", escolhendo o Ford Mustang Mach-E, totalmente elétrico, como o veículo perfeito para os seus alunos.
Para instrutores e proprietários de escolas de condução, a longa autonomia de condução totalmente elétrica do veículo aliada a custos operacionais mais baixos fazem dele um excelente complemento, enquanto o seu design apelativo e o seu aspeto elegante fazem dele uma montra, capaz de virar cabeças, para a escola.2 Também há vantagens para os condutores principiantes. A aprendizagem no Mustang Mach-E poderia ajudar os condutores a passar no seu teste de condução com menos lições.3 Ao fazer o teste no Mustang Mach-E, os condutores são autorizados a utilizar a tecnologia de assistência ao condutor a bordo, tal como para o estacionamento automático e arranques em subidas.4
Outro benefício-chave do Mustang Mach-E é que os instrutores podem facilmente ajustar as configurações do automóvel de acordo com os desejos do aluno, como por exemplo ao nível da resposta de aceleração e da travagem. A facilidade de utilização do veículo, incluindo o grande ecrã interior e a condução através de um pedal, está também a atrair alunos mais velhos que anteriormente tinham optado por não aprender a conduzir.
A utilização de veículos elétricos pelas escolas de condução está mesmo a mudar a forma como a condução é ensinada, com instrutores a transmitir aos novos condutores importantes técnicas de eficiência que ajudam a aumentar a autonomia de um veículo. Para muitos condutores da "Geração E" - que encontram, mais frequentemente, automóveis elétricos nas suas casas - esta nova forma de aprendizagem e a experiência que têm no Mustang Mach-E está a ajudar a reforçar a sua crença num futuro elétrico.
Conduzir em direção ao futuro
A Ford está empenhada em disponibilizar mais veículos elétricos aos seus clientes. Até 2026, a Ford na Europa planeia vender anualmente 600.000 veículos elétricos, apoiando o objetivo global de produção anual de veículos elétricos de mais de dois milhões de unidades, também até 2026.
A companhia juntou-se recentemente a 27 empresas numa petição para assegurar que todos os novos automóveis e furgões na Europa tenham zero emissões a partir de 2035 e apelou a objetivos de crescimento da infraestrutura de carregamento de veículos elétricos na Europa para acompanhar as taxas de crescimento dos veículos elétricos.
Notas
1 Aplica-se a respetiva regulamentação do país. Os condutores que obtêm a sua carta de condução num veículo elétrico são elegíveis para conduzir veículos elétricos e veículos com motor de combustão interna apenas quando equipados com transmissões automáticas.
2 De acordo com o Worldwide Harmonized Light Vehicles Test Procedure (WLTP). Uma autonomia de até 610 km (valor-objetivo pretendido de acordo com o WLTP) pode ser alcançado com uma bateria totalmente carregada - dependendo da série existente e da configuração da bateria. A autonomia real pode variar devido a vários fatores (por exemplo, condições meteorológicas, estilo de condução, perfil da rota, estado do veículo, idade e estado da bateria de iões de lítio).