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Novo Ford Puma ST Powershift Com Desempenho Mais Apelativo Graças À Propulsão Eletrificada E Transmissão Automática

08/03/2023

A Ford apresenta o novo SUV Puma ST Powershift, com a versão mais potente do motor EcoBoost de 1,0 litros, associado a uma transmissão automática de sete velocidades

O propulsor de 1,0 litros mild hybrid, desenvolvido pela Ford Performance, conjuga uma transmissão enérgica e rápida e uma experiência de condução de 170 CV, com um nível de versatilidade ideal para a utilização no quotidiano

O Puma ST Powershift assenta num chassis com tecnologia desportiva aperfeiçoada, proporcionando, de série, especificações premium e introduzindo a cor de assinatura Azura Blue, exclusiva da versão ST.

Melhorado graças à utilização da tecnologia mild hybrid de 48 volts, oferecendo até 170 CV de potência e 248 Nm de binário máximos, 2 o multipremiado motor de 1,0 litros apresenta-se combinado com uma transmissão Ford Powershift de dupla embraiagem, com comando por patilhas e sete velocidades, capaz de conjugar, na perfeição, experiências de condução repletas de energia e uma grande facilidade de utilização no dia-a-dia.

O novo grupo propulsor encarna, na íntegra, a temática Sports Technologies, juntamente com as atuais soluções de melhoria de desempenho do chassis otimizado do Puma ST EcoBoost  1.5 1,3, lançado em 2020, incluindo regulações exclusivas das barras de torção e barras anti-rolamento, para além do patenteado sistema de molas com vectorização de força.

Juntamente com o conforto, espaço interior sem compromissos e soluções práticas inovadoras do SUV compacto, incluindo a MegaBox Ford, o novo e versátil Puma ST Powershift coloca as experiências de condução Ford Performance ao alcance de um número ainda maior de entusiastas, proporcionando uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos, um consumo de 6,3 l/100 km e emissões COde 144 g/km.

“A equipa da Ford Performance recorreu a toda a sua experiência no desenvolvimento do Puma ST original para proporcionar uma condução divertida, com a assinatura ST, sem perder a utilização prática do nosso SUV compacto, que se torna ainda mais versátil com a nossa transmissão Powershift. Utilizamos a tecnologia ‘mild hybrid’ de 48 volts não só para melhorar a eficiência, mas também para melhorar a potência e binário máximos”, declarou Stefan Muenzinger, Diretor da Ford Performance Europa. “O motor EcoBoost de 1,0 litros, distinguido com vários galardões, apresenta-se combinado com uma transmissão Ford Powershift de dupla embraiagem, com sete velocidades, com comando por patilhas, conjugando uma experiência de condução dinâmica com a facilidade de utilização no quotidiano”.

Desempenho genuíno ST, eficiência mild hybrid

A tecnologia mild hybrid de 48 Volts do motor EcoBoost 1.0 Hybrid, já disponível para os clientes do Puma desde o lançamento do SUV em 2019, surge agora melhorada para proporcionar um nível de desempenho ainda maior no Puma ST Powershift.

O sistema mild hybrid ativa a recuperação de energia mais rapidamente do que noutras aplicações, proporcionando uma recarga mais rápida da bateria de iões de lítio de 48 volts. Isto permite ao motor de arranque/gerador integrado com correia (BISG - Belt-Driven Integrated Starter/Generator) disponibilizar uma fase mais longa de reforço de binário, otimizando o desempenho do motor a baixas rotações. Além disso, o aumento da recuperação de energia permite mais 10 CV de assistência elétrica por parte do BISG para incrementar a potência de pico.

Combinado com a configuração exclusiva do software do motor a gasolina de três cilindros sobrealimentado e com injeção direta, o resultado final traduz-se num aumento de quase 10% na potência máxima, comparativamente com o motor EcoBoost Hybrid 1.0 de 155 CV. Fornecendo até 170 CV às 5.750 rpm e até 248 Nm de binário às 3.000 rpm, o Puma ST Powershift desenvolve exatamente o dobro da potência/litro de um Focus ST170 de 2002.

O Puma ST Powershift beneficia da mesma tecnologia de válvulas de escape ativas do Puma ST para um melhor desempenho e uma sonoridade tipicamente ST em aceleração. Controlada pelos modos Drive selecionáveis, a válvula de escape ativa permanece fechada nos modos Normal e Eco, para uma utilização mais discreta no dia-a-dia, abrindo-se no modo Sport para intensificar a sonoridade desportiva.

“A combinação de um motor de baixa cilindrada com tecnologia eletrificada ajuda a reduzir o consumo de combustível e as emissões, também proporcionando um desempenho acessível no quotidiano. Juntamente com a transmissão Powershift recalibrada, este conjunto proporciona um desempenho inteligente e emocional com o prazer de condução ST”, referiu Muenzinger.

Transmissão Powershift: o condutor assume o controlo

Desenvolvida para um desempenho perfeito nos motores Ford EcoBoost Hybrid de 1,0 litros, a transmissão Ford Powershift de sete velocidades foi otimizada com estratégias de software revistas capazes de maximizar o desempenho e eficiência ao dispor dos clientes do Puma ST Powershift.

No modo totalmente automático, a caixa de velocidades de dupla embraiagem proporciona passagens suaves, comodidade e conforto, sem qualquer esforço, em particular no trânsito pára-arranca, e ajuda a manter o propulsor mild hybrid no regime ideal, beneficiando os consumos. No entanto, para explorar plenamente as potencialidades do motor, as reduções triplas permitem ultrapassagens mais rápida quando os condutores solicitam a aceleração máxima. Com o Modo Sport Drive ativado, a transmissão mantém também mantém as relações mais baixas durante mais tempo, para uma capacidade de resposta mais desportiva. Além disso, as patilhas no volante permitem o controlo manual dos pontos de passagens de caixa, proporcionando um total envolvimento do condutor.

A transmissão Powershift automática permite, também, a funcionalidade Stop & Go para o Contro de Velocidade Adaptativo disponível em opção, 4 o qual consegue imobilizar totalmente o veículo a uma paragem completa em situações de  trânsito pára-arranca e recuperar automaticamente o andamento caso a imobilização do veículo for inferior a três segundos, ou recuperar o andamento manualmente após três segundos apenas com o toque num botão ou pressionando o  acelerador. A transmissão possibilita também uma função Remote Start (Arranque Remoto) 5 através da aplicação FordPass. 6

Chassis ST de elevada sofisticação

O chassis Puma ST Powershift, associado ao aclamado Puma ST, aperfeiçoa a capacidade de resposta utilizando uma suspensão traseira de barras de torção com uma rigidez torsional de 2.000 Nm/grau - um aumento superior a 50% face ao Puma convencional - uma barra anti-rolamento de 28 mm integrada na secção em U e uma barra anti-rolamento dianteira de 24 mm.

As molas com vectorização de força, patenteadas pela Ford, contribuem também para melhorar a estabilidade, agilidade e capacidade de resposta do Puma ST Powershift. As molas não uniformes, com desenho helicoidal direcional e não intermutáveis, aplicam forças de vectorização à suspensão traseira e permitem que as forças em curva se desloquem diretamente para a mola, aumentando, assim, a rigidez lateral.

Esta avançada tecnologia de molas está combinada com quatro amortecedores Hitachi de tubo duplo e reativos à frequência, proporcionando a rigidez necessária para um melhor controlo da carroçaria, juntamente com a capacidade de anular pequenas imperfeições na estrada e obter um comportamento requintado a alta velocidade.

Com uma relação de 11,4:1 - quase 25% mais rápida do que a Puma convencional – a direção utiliza uma combinação de articulações dianteiras, braço de direção e caixa de direção com especificações ST, para uma melhor resposta em curva face ao Puma convencional, contando ainda com Controlo de Vectorização de Torque. 4

O desempenho do sistema de travagem melhorado é proporcionado por discos dianteiros de 325 mm (diâmetro 17 por cento maior face ao Puma convencional). O servofreio do Puma ST Powershift está configurado para modulação, sensibilidade e informação condutor, indispensáveis em condução desportiva, sendo que a recuperação otimizada de energia do propulsor reforça também a capacidade de travagem com o motor.

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