O design final do Tonale é extraordinariamente fiel ao do concept no qual se inspira, cortesia do notável trabalho realizado no Centro Stile Alfa Romeo.
Destinado a um cliente jovem, cosmopolita e dinâmico, o Alfa Romeo Tonale oferece um design distinto, sensual e virado para o futuro, destacando novos princípios estilísticos destinados a permanecer como pontos de referência no desenvolvimento da gama Alfa Romeo: jantes de cinco orifícios, o painel de instrumentos do tipo "telescópico", o volante desportivo de três raios e os faróis em forma de curva sinusoidal. As suas dimensões compactas - um comprimento de 4,53 metros, uma largura de 1,84 m e uma altura de 1,6 m – abrangem, assim, a singularidade do design italiano e o estilo original e contemporâneo típico da Alfa Romeo, numa síntese entre uma herança de prestígio e uma perspetiva de futuro.
Assistimos a uma recorrência de elementos estilísticos que entraram para a história mundial do automóvel, tais como a "GT Line", que se prolonga desde a retaguarda até aos faróis dianteiros, recordando as formas do Giulia GT e alternando com os volumes plenos e elegantes, reminiscências de modelos icónicos como o 8C Competizione. A frente apresenta o inimitável "Trilobo" e o distinto escudo Alfa Romeo, o "Scudetto", que atua como um foco central.
Os faróis dianteiros "3+3" com a nova matriz adaptativa Full-LED evocam o aspeto orgulhoso do SZ Zagato e do concept Proteo. Desenvolvidos em conjunto com a Marelli, os três módulos formam uma linha dianteira única para o automóvel e fornecem, simultaneamente, as luzes diurnas, indicadores dinâmicos de mudança de direção e a funcionalidade "Welcome and Goodbye" (ativada sempre que o condutor liga ou desliga o automóvel), para assegurar as melhores condições de iluminação, cortesia da introdução de duas sofisticadas tecnologias. A primeira delas - "Adaptive Driving Beam" - ajusta constantemente os médios de acordo com a velocidade e condições específicas de condução; a segunda - "Glare-Free High Beam Segmented Technology" - deteta automaticamente o tráfego imediatamente à frente e/ou a circular na direção oposta para evitar o encandeamento de outros condutores. Por último, um terceiro módulo é ativado automaticamente durante as curvas para assegurar as melhores condições de iluminação lateral. Estas tecnologias oferecem uma maior eficiência, quer em termos de durabilidade, quer em poupança de energia, com o dobro da intensidade luminosa das lâmpadas de halogéneo convencionais e com menos emissões, uma maior segurança, bem como com menos esforço ocular e um melhor conforto de condução.
As luzes traseiras assumem as mesmas soluções de design dos faróis dianteiros e formam uma curva sinusoidal que envolve totalmente a traseira do automóvel, assumindo uma assinatura de luz verdadeiramente única e distinta.
A sensualidade e dinamismo do automóvel são também evidentes no vidro traseiro, um tributo ao 8C Competizione, bem como no design das jantes de liga leve, ao reproduzirem o estilo "telephone dial" da Alfa Romeo.
Inspirado na história da Alfa Romeo no mundo da competição, o interior está fortemente focado no condutor, com fácil acesso a todos os comandos para uma experiência de condução segura e sem paralelo. O mesmo cuidado é reservado aos passageiros, a quem é dado o espaço ideal para viajar com conforto. Isto resulta num ambiente concebido para e em torno dos ocupantes, caracterizado por uma atenção meticulosa aos detalhes aliada a uma procura constante pela mais alta qualidade.
O habitáculo do Tonale desperta emoções reais, para não mencionar a mais recente tecnologia, garantindo uma experiência conectada e confortável, mantendo o prazer de uma condução desportiva que permanece sempre em destaque.
Num exclusivo mundial, o Tonale estreia a tecnologia NFT (non-fungible token), uma verdadeira inovação no setor automóvel. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante de automóveis a conectar um automóvel a um certificado digital NFT. A tecnologia baseia-se no conceito de "cartão blockchain", um registo confidencial e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual. Esta característica distintiva off-board - imediatamente utilizável e sustentável - enfatiza a natureza inovadora da Alfa Romeo. Com o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia de que o veículo foi devidamente mantido, com um impacto positivo no seu valor residual. No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Desta forma, os compradores ficarão tranquilos na escolha do seu automóvel.
A Alfa Romeo interpreta a utilização de software e da conectividade como uma forma de melhorar a experiência do condutor, aquele que é e continua a ser o seu foco. O Tonale dispõe, portanto, da tecnologia mais avançada para assegurar uma experiência conectada e confortável, mantendo ao mesmo tempo o prazer de condução típico de um Alfa Romeo.
As principais novidades do Alfa Romeo Tonale incluem o assistente de voz integrado Amazon Alexa, para que possa sempre "sentir-se em casa" no seu automóvel, tornando a experiência no quotidiano ainda mais simples e conveniente.
Integração completa com a Amazon: cortesia do serviço "Secure Delivery", pode escolher o Tonale como o ponto de entrega das suas encomendas, destrancando as portas e deixando o estafeta colocá-las dentro do automóvel, tudo em total segurança.
Pode também receber atualizações constantes sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou de combustível, procurar pontos de interesse, verificar a última localização do seu automóvel, enviar comandos de bloqueio e desbloqueio à distância e muito mais. O assistente "Alexa" também pode ser utilizado para pedir para adicionar produtos à sua lista de compras, para procurar um restaurante próximo ou para ajustar as luzes ou o aquecimento ligado ao seu sistema de domótica, tudo isto enquanto se mantém concentrado na estrada.
De série, o Tonale está equipado com um sistema de infotainment totalmente novo. Com um sistema operativo Android personalizável e com conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA), também disponibiliza conteúdo, funcionalidades e serviços que são constantemente atualizados.
Este sistema inclui um ecrã totalmente digital de 12,3", uma unidade tátil de 10,25" e uma interface multitarefa fluida e sofisticada, mantendo tudo ao alcance sem ser necessário desviar a atenção da estrada. Com um total de 22,5", os dois grandes ecrãs TFT são os melhores do seu segmento.
A tecnologia está também ao serviço da segurança e do conforto: condução autónoma de nível 2 com novos Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) que atuam de acordo com a filosofia Alfa Romeo. Também aqui, o software está ao serviço do ADN da marca, mantendo-se o foco no condutor. Assim, todos os sistemas funcionam sem interferirem com a experiência do condutor, onde o controlo e as emoções da condução permanecem intatos.
Estes incluem o "Intelligent Adaptive Cruise Control" (IACC), o "Lane Centering" (LC) e o "Traffic Jam Assist", capazes de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, mantendo o automóvel no meio da faixa e a uma distância segura para o veículo da frente, garantindo assim segurança e conforto. O Tonale está também equipado com outros dispositivos e tecnologias inovadoras que aperfeiçoam a interação entre o condutor, o veículo e a estrada: desde a "Autonomous Emergency Braking", para alertar o condutor de um perigo potencial e acionar os travões para evitar ou atenuar qualquer colisão com um peão ou ciclista, até ao "Drowsy Driver Detection" para alertar o condutor caso este dê sinais de estar a ficar sonolento, passando pelo "Blind Spot Detection", que deteta os ângulos mortos traseiros e sinaliza qualquer veículo que se aproxime para evitar a colisão, bem como pela "Rear Cross Path Detection", para alertar para a presença de veículos que se aproximam pelos lados ao fazer marcha-atrás e ainda a câmara de alta resolução com visão de 360° com grelha dinâmica.
Para a marca, o Tonale marca um ponto de entrada natural no mundo da eletrificação, mas, fiel à sua abordagem ousada, a Alfa Romeo estabelece um paradigma: a eletrificação deve servir a marca e o seu ADN, com a missão de reinventar a desportividade para o século XXI.
Um compromisso concreto para uma mobilidade orientada para o futuro, mantendo-se fiel aos seus valores fundamentais.
Dois níveis de eletrificação, Hybrid e Hybrid Plug-in: o Tonale estreia o motor Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 cv, um exclusivo da Alfa Romeo. Recorre a um turbocompressor de geometria variável, bem como a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo. O motor elétrico "P2" de 48 volts com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, consegue propulsionar as rodas mesmo quando o motor a gasolina de 1,5 litros é desligado. A Alfa Romeo optou por esta solução técnica para proporcionar uma autêntica experiência eletrificada. A transmissão permite o arranque a propulsão em modo elétrico a baixa velocidade, durante as manobras de estacionamento e a velocidade de cruzeiro. No lançamento, a versão Hybrid de 130 cv também estará disponível, novamente acoplada com a transmissão TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo e o motor elétrico "P2" de 48 volts.
O melhor desempenho é garantido pela exclusiva versão Plug-in Hybrid Q4 de 275 cv, capaz de uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos e de uma autonomia em modo puramente elétrico de até 80 km* no ciclo urbano (mais de 60 km* no ciclo combinado), os melhores valores do segmento. Proposta de série com o propulsor Plug-in Hybrid, a tração Q4 assegura um nível inigualável de segurança e de prazer de condução.
Para completar a gama de propulsores, vai estar disponível o novo motor Diesel de 1,6 litros e 130 cv, com 320 Nm de binário, acoplado à transmissão automática de dupla embraiagem TCT da Alfa Romeo de 6 velocidades e com tração às rodas dianteiras.
Clientes no centro do universo Alfa Romeo: qualidade de produto e de serviço
Com o Tonale, a Alfa Romeo lança uma série de novos serviços que redefinem a experiência do cliente e que irão abranger toda a gama de produtos da marca.
Uma experiência digital: a experiência de compra do cliente pode ter lugar online, a partir do conforto de casa, em três passos simples, acedendo a uma interface idêntica à utilizada nos concessionários.
Extensão de garantia: Os incansáveis esforços para melhorar a qualidade do produto final resultaram na disponibilidade de uma inovadora garantia alargada Alfa Romeo, prolongando a proteção dos principais componentes do automóvel para 5 anos. A garantia para as baterias nas versões híbridas do Tonale também foi alargada para 8 anos ou 150.000 km percorridos, tornando-se na melhor oferta no segmento.
O Alfa Romeo Certified é o serviço dedicado aos clientes do mercado de automóveis usados. O objetivo é assegurar uma experiência de compra idêntica à da compra de um automóvel novo. As principais características do serviço são as seguintes:
Cobertura de garantia equivalente à de um automóvel novo;
"Satisfação ou o seu dinheiro de volta", no prazo de 10 dias ou 1.000 km;
Sem custos de manutenção, durante 15.000 km ou 1 ano;
120 controlos efetuados nos veículos;
Serviços personalizados de pós-venda e financiamento;
Test drive;
Assistência em viagem 24 horas por dia, todos os dias, na Europa e durante o período de garantia.
Finalmente, o Alfa Romeo Videocheck é o serviço dedicado ao pós-venda, criado em consideração pela relação especial que os seus clientes têm com o seu automóvel. Um único objetivo: qualidade de serviço e transparência para os clientes. Quando numa oficina se verificar que o veículo necessita de uma intervenção adicional em relação à previamente acordada com o cliente, os técnicos deverão explicar esta necessidade adicional através de um vídeo gravado com recurso a uma aplicação móvel, que deverá ser enviado ao cliente, juntamente com o orçamento referente aos custos adicionais identificados. O cliente será então livre de aceitar ou rejeitar, parcial ou totalmente, o novo orçamento.
A melhor dinâmica de condução do segmento, cortesia de soluções técnicas dedicadas.
O Tonale é uma referência no segmento em termos de dinâmica de condução. Garante um comportamento dinâmico irrepreensível, semelhante ao de um modelo desportivo, comprovado pela melhor distribuição de peso e pela direção mais direta do seu segmento (13,6), bem como pelo facto de ser o único modelo da sua classe a estar equipado com o Integrated Brake System (IBS) e a dispor de patilhas de alumínio para controlo da transmissão. A adoção de pinças de travão fixas da Brembo, com quatro êmbolos, e discos ventilados à frente e discos sólidos atrás, contribui para a melhoria do desempenho de travagem. O Tonale opta por uma geometria de suspensão do tipo MacPherson, totalmente independente, com amortecedores FSD (Frequency Selective Damping). E para melhorar ainda mais as suas excecionais qualidades dinâmicas em estrada, mesmo em superfícies de baixa aderência, o novo Tonale oferece duas configurações de tração: tração integral Q4 na versão Plug-in Hybrid e-Q4 e tração dianteira nas versões Hybrid e com motor Diesel. Estas últimas estão também equipadas com o diferencial autoblocante eletrónico Alfa Romeo. As especificações são complementadas pela suspensão ativa "Dual Stage Valve" com amortecimento controlado eletronicamente. Em suma, sentar-se ao volante do novo Tonale equivale a uma experiência de condução envolvente que se torna num convite para viajar, independentemente do destino.
O Alfa Romeo Tonale introduz uma nova estratégia de gama, tornando a configuração, por parte do cliente, ainda mais fácil. Estão disponíveis dois níveis de acabamento - Super e Ti, ambos com especificações claramente definidas que satisfazem as necessidades dos clientes mais exigentes. O nível Super, a porta de entrada para a experiência única Alfa Romeo, pode ser personalizado com o pacote Sprint, que inclui inúmeras opções com uma forte conotação desportiva. Alternativamente, o nível Ti - que realça as qualidades de elegância e caráter distintivo do Tonale - pode ser complementado com o pack Veloce para assim atingir o auge em termos de desempenho e desportividade.
Produzido em Itália, em Pomigliano, na sua linha de produção dedicada e de qualidade irrepreensível
O Alfa Romeo Tonale é produzido na renovada fábrica da Stellantis "Giambattista Vico" em Pomigliano d'Arco, na zona de Nápoles - uma das unidades de produção mais avançadas do grupo - numa linha de produção modernizada e dedicada ao novo modelo da Alfa Romeo, com uma unidade de montagem ultramoderna. Construído em 1968 pela Alfa Romeo, e em funcionamento desde 1972, o complexo industrial produziu, até à data, cinco milhões de automóveis, tendo sido alvo de inúmeros prémios internacionais, incluindo: em 2012, a certificação Silver World Class Manufacturing (WCM) e o prémio Automotive Lean Production para a melhor fábrica na Europa, seguidos, em 2013, pela WCM Gold Medal e pelo nível com a mesma denominação. No ano passado, a fábrica sofreu uma significativa remodelação para enfrentar os desafios do futuro, evidenciados pela adoção das tecnologias mais inovadoras para a produção de automóveis híbridos, pela formação dos seus funcionários e pelo seu respeito pelo ambiente.
‘Design’: Fiel ao ‘concept’, inconfundivelmente italiano e Alfa Romeo
Extraordinariamente fiel ao design do concept no qual se inspira, os destaques do Tonale representam a síntese perfeita entre o prestigiado património da marca e a antecipação de princípios estilísticos.
Inovadores faróis "3+3" e iluminação traseira em forma de curva sinusoidal para uma inconfundível assinatura luminosa, ambas fielmente reproduzidas a partir do concept.
Em linha com a tradição Alfa Romeo, os destaques são a "GT Line", que se prolonga desde a retaguarda até aos faróis dianteiros, bem como o design das jantes de liga leve que recordam o estilo "telephone dial".
Inspirado na história da Alfa Romeo no mundo da competição, o estilo interior está focado no condutor, bem como no conforto dos seus passageiros.
A combinação de materiais de prestígio - a solidez fria do alumínio e o calor e suavidade do couro e Alcantara - reflete a personalidade de um cliente jovem, cosmopolita e dinâmico.
Um interior imersivo, acolhedor e dinâmico para os fãs da condução: painel de instrumentos do tipo "telescópico", matriz estilística Alfa Romeo e volante desportivo de três raios com patilhas em alumínio no volante para controlo da caixa de velocidades.
O novo Alfa Romeo Tonale é apresentado como uma consequência lógica de uma viagem exploratória cujo primeiro resultado foi o concept, seguido pelo modelo de produção em que visava afirmar a investigação intensiva realizada e o desenvolvimento do seu estilo. O estudo, inúmeras referências históricas, inspirações e o desenvolvimento destes importantes ingredientes permitiram ao Centro Stile Alfa Romeo desempenhar um papel importante na continuidade das especificações do concept. O resultado é um automóvel cativante que combina elementos estilísticos Alfa Romeo, reinterpretado em nome da modernidade, com características do design italiano.
As laterais destacam-se pela sua prolongada curva abaixo da linha de cintura, denominada "GT Line" pelos designers Alfa Romeo, que une a secção traseira à iluminação dianteira, dando definição à carroçaria do automóvel e à sua atitude quando visto de perfil. Na zona inferior das laterais, a modelação especial das superfícies transmite sensualidade e uma postura atlética na carroçaria do automóvel. Todos estes elementos característicos estão profundamente enraizados no ADN da marca, por exemplo, a "GT Line" e a sua clara evocação das formas simples e icónicas do Giulia GT. Em termos de modelação, com os seus volumes preenchidos e sensualidade, deve ser feita uma especial menção a certos modelos que se tornaram parte da história do automóvel, modelos como o 8C Competizione e outros ícones da marca. Automóveis que são, aparentemente, distantes na sua geração e tipologia, no entanto, estes podem ser facilmente identificáveis ao visualizar o Tonale a partir de múltiplas perspetivas.
Na frente, destaca-se o novo escudo "flutuante", agora não como parte integrante do para-choques, mas como um elemento distintivo. A parte inferior inclui duas entradas de ar laterais principais que, em conjunto com o escudo, criam aquilo que é conhecido há várias gerações como o "Trilobo". Na zona superior da secção dianteira, são destaque características como os faróis inspirados no conceito "3+3", outro resultado da reinterpretação de modelos icónicos como o SZ Zagato e o concept Proteo. A geometria 3D das luzes pode ser facilmente interpretada como a extensão lateral direta do escudo. O mesmo conceito é enfatizado pela sequência dos faróis como uma "iluminação de boas-vindas" e quando se utilizam os indicadores de mudança de direção.
O elemento de luz é, uma vez mais, a estrela na traseira. É uma reinterpretação da proposta revelada pelo concept, numa espécie de curva sinusoidal que se estende de um lado ao outro da traseira e se assume como a inequívoca "assinatura de luz" do Tonale. Regressando a certos elementos volumétricos, a forma do vidro traseiro é digna de nota. A sua curva e agora clássica dobra na linha central inferior caracterizam o volume superior da traseira do automóvel, de uma forma desportiva, mas elegante. Aqui existem, igualmente, múltiplas referências: olhando para a parte superior, onde a abertura diurna (DLO), as extremidades dos vidros laterais e a parte superior do vidro traseiro se encontram, são imediatamente evocados automóveis icónicos como o 8C Competizione. Tudo isto realça a importância da inspiração cruzada noutros modelos Alfa Romeo de diversos segmentos e gerações no desenvolvimento do Tonale. O mesmo pode ser dito de outro elemento de destaque no novo SUV de segmento C: as jantes de liga leve "teledial", muito apreciadas no concept e agora confirmadas no modelo final de produção. Esta é a versão reformulada dos orifícios do tema "telephone dial", o resultado de uma evolução que começou nos anos 60 com modelos icónicos como o 33 Stradale. Especificamente, ao longo do tempo, o design dos orifícios foi sendo gradualmente aumentado em tamanho, primeiro para se adaptarem a soluções e conceitos técnicos, depois cada vez mais relacionados com as necessidades de arrefecimento dos travões, leveza e resistência. Uma roupagem tão bela exige, igualmente, estar bem calçada, pelo que as jantes de liga leve do Tonale - disponíveis em 17", 18", 19" e 20" - melhoram a silhueta do modelo.
O design interior do Tonale, que se inspira na história da Alfa Romeo no mundo da competição, evoca a sua paixão, cortesia das suas formas dinâmicas e poderosas. As linhas equilibram harmonia e empenho e há uma sensação tangível de que o veículo está sempre pronto para arrancar.
Tudo está focado e é dirigido ao condutor, mesmo que o interior também seja concebido para o conforto dos seus passageiros. O ambiente desportivo e de alta tecnologia - como transmitido pela fria robustez do alumínio e pela suavidade e sensação calorosa transmitida pelo couro e Alcantara - reflete, também, a personalidade de um cliente jovem, cosmopolita e dinâmico.
Entre os elementos mais característicos do novo modelo, destacam-se o painel de instrumentos "telescópico", com a sua clara matriz estilística Alfa Romeo, e o volante compacto com um formato desportivo que assegura uma sensação precisa e direta da direção. O volante é também embelezado pelas exclusivas patilhas em alumínio para controlo da caixa de velocidades.
A consola central alberga uma característica essencial da Alfa Romeo, o novo seletor do modo de condução D.N.A. e o tablier orientado para o condutor, caracterizado pelas saídas de ar da climatização: as centrais são finas, com as aberturas laterais a contarem com o famoso formato de turbina. Tudo isto é embelezado pelo tema da textura diamantada, vista nas saídas de ar, na consola central e nas pegas, inspirada pelo processamento mecânico de precisão com gravação a laser. O tablier também inclui uma inserção iluminada com um efeito de "retroiluminação inesperada": quando o painel está desligado, surge um gráfico, e quando este é ligado, esse gráfico desaparece e um novo fundo é mostrado, utilizando a retroiluminação multicolorida. As mesmas características 3D podem ser vistas nos tecidos dos bancos, desde as versões básicas até ao efeito de gradiente com cor de fundo contrastante em Alcantara e couro vegan nas versões mais equipadas. Os bancos ergonómicos contam com um ajuste perfeito para uso diário, num estilo jovem e dinâmico resultante do uso de tecidos de neoprene normalmente utilizados em vestuário desportivo. O interior do Tonale constitui, assim, uma experiência extraordinária e inclusiva, possível graças a um habitáculo imersivo e acolhedor com características dinâmicas apreciadas pelos fãs da condução.
Tecnologia recordista: Para a Alfa Romeo, o ‘software’ e a conectividade melhoram a experiência de condução e ajudam a proteger o valor residual
Num exclusivo mundial, o Tonale estreia a tecnologia NFT (non-fungible token), uma verdadeira inovação no setor automóvel.
Conectividade de alto nível, através da funcionalidade "Alfa Connect Services" e das atualizações Over-the-Air.
Com tecnologia Amazon incorporada, o Tonale proporciona uma experiência do tipo “at-home feeling” através do assistente de voz Alexa e pode transformar-se num local de entrega seguro para as suas compras.
Sistema de infotainment completamente renovado, equipado com uma sofisticada Interface Homem-Máquina (HMI) para uma máxima interação do utilizador.
Painel de instrumentos "telescópico", com ecrã totalmente digital de 12,3" e ecrã táctil de 10,25" para uma experiência de utilização idêntica à de um smartphone e o melhor do segmento no que diz respeito a dimensões totais (22,5").
Num exclusivo mundial, o Tonale estreia a tecnologia do NFT (non-fungible token), uma verdadeira inovação no setor automóvel. A Alfa Romeo é o primeiro fabricante a conectar um automóvel com um certificado digital NFT. A tecnologia baseia-se no conceito de "cartão blockchain", um registo confidencial e não modificável das principais fases da vida de um veículo em particular. Esta distinta funcionalidade off-board enfatiza a natureza inovadora da Alfa Romeo. Uma vez obtido o consentimento do cliente, o NFT registará os dados do veículo, gerando um certificado que pode ser utilizado como garantia do estado geral do veículo, com um impacto positivo no seu valor residual. No mercado de automóveis usados, a certificação NFT representa uma fonte adicional de credibilidade com a qual os proprietários ou concessionários podem contar. Entretanto, os compradores ficarão tranquilos na sua escolha de um automóvel em segunda mão.
As principais novidades do Alfa Romeo Tonale incluem as funcionalidades do assistente de voz incorporado através do Amazon Alexa, para que se possa sempre "sentir em casa" no seu automóvel, tornando a experiência no quotidiano ainda mais simples e conveniente.
Cortesia do "Secure Delivery Service", pode igualmente escolher o Tonale como o local de entrega das suas encomendas, destrancando as portas e deixando o estafeta deixá-las dentro do automóvel, tudo em total segurança. Pode também receber atualizações constantes sobre o estado do veículo a partir do conforto da sua casa, consultar o nível de carga e/ou combustível, procurar pontos de interesse, obter a última localização do seu automóvel, enviar comandos de bloqueio e desbloqueio à distância, e muito mais. O "Alexa" também pode ser utilizado para pedir para adicionar produtos à sua lista de compras, para procurar um restaurante próximo ou para ajustar as luzes ou o aquecimento ligado ao seu sistema de domótica, tudo isto enquanto se mantém concentrado na estrada.
De série, o Alfa Romeo Tonale está equipado com um novo sistema de infotainment que consiste em dois grandes ecrãs - totalizando 22,5", um registo recorde no segmento - e uma sofisticada, fluida e intuitiva Interface Homem-Máquina (HMI), para ter um acesso facilitado a todas as funcionalidades. Com um sistema operativo Android personalizável e conectividade 4G com atualizações Over-the-Air (OTA), o novo sistema de infotainment também propõe conteúdo, funcionalidades e serviços que são sempre atualizados.
Ao centro do painel de instrumentos, com o histórico design "telescópico", destaca-se o novo ecrã TFT de 12,3", totalmente digital, para aceder a todos os dados do automóvel e às configurações para as tecnologias de condução autónoma. O painel pode também ser reconfigurado, utilizando três apresentações: Evolved, Relax e Heritage, este último inspirado nos modelos icónicos da marca.
Incorporado no tablier está um inovador ecrã tátil de 10,25" inspirado nos mais recentes smartphones, para satisfazer os gostos e necessidades de qualquer cliente. O sistema foi desenvolvido para trabalhar com widgets, componentes gráficos concebidos para uma interação intuitiva com todas as funcionalidades, que podem ser personalizados através de movimentos rápidos e fáceis do tipo "arrastar e largar". Cada utilizador pode criar a sua própria homepage, onde cada uma das funcionalidades do automóvel é uma aplicação em si mesma. Com um simples "movimento scroll" horizontal, os ecrãs para a configuração Alfa D.N.A., rádio, media, telefone, navegação, climatização, serviços conectados e ADAS podem ser dispostos da forma que desejar. Cabe ao condutor utilizar o botão rotativo ou o ecrã tátil.
O Alfa Romeo Tonale está equipado com os "Alfa Connect Services", a ferramenta que oferece conectividade avançada a bordo e uma gama de serviços para a sua segurança e conforto. Em primeiro lugar, a funcionalidade "My Navigation", que consiste em aplicações de pesquisa remota de destinos e de pontos de interesse (PoI). Também incluído no pack está a função Send & Go, através da qual os clientes podem enviar um destino a partir dos seus smartphones. A função "My Remote" inclui vários serviços, tais como: controlo remoto das funções do automóvel (destrancar/trancar portas ou piscar as luzes) via smartphone ou smartwatch; localização do veículo; controlo de certos parâmetros (velocidade e área) e notificações se estes não forem respeitados. O serviço "My Wi-Fi" oferece a opção de partilhar a ligação à Internet entre vários dispositivos a bordo, até um máximo de oito. Utilizando os "Alfa Connect Services", os condutores podem também aceder ao "My Assistant": em caso de uma colisão ou emergência, o ocupante pode contatar o call center dedicado (24 horas por dia / 7 dias por semana) para obter ajuda. Em caso de acidente, a chamada é feita automaticamente para o número de assistência nacional; se o veículo avariar, o condutor pode solicitar a assistência em viagem, com o veículo a fornecer as suas coordenadas para que a assistência possa ter lugar. O pack inclui também um serviço de relatórios, capaz de enviar informações à Alfa Romeo sobre o "estado de saúde" do seu automóvel, através de um e-mail mensal. Com a funcionalidade "My Car", é possível manter o estado e os parâmetros do automóvel sob controlo com recurso à App “My Alfa Connect”.
De notar que estas funcionalidades estão disponíveis em toda a gama Alfa Romeo.
Basta aceder ao habitáculo para rapidamente perceber que o novo modelo está focado no condutor, nas suas emoções e no desejo de uma experiência de condução estimulante. A prova disso está no banco do condutor, concebido "à medida", como um fato, com o túnel diagonal, tablier ligeiramente ondulado e instrumentos orientados para o condutor. Todos os controlos são de fácil acesso, tanto os físicos como os digitais, acessíveis a partir do ecrã central. Como tal, os clientes podem desfrutar de uma experiência de condução envolvente e livre de distrações, onde a paixão e a segurança coexistem. Isto é também evidenciado pela função "Wireless Mirroring", compatível com Apple CarPlay e Android Auto, de série no Tonale.
O Tonale está equipado com os novos Advanced Driver Assistance Systems (ADAS) da Alfa Romeo para condução autónoma de nível 2, para o controlo automático da aceleração, travagem e manutenção dentro da faixa de rodagem, mantendo a máxima segurança de condução e deixando intato o prazer de se sentar ao volante.
O Alfa Romeo Tonale permite a condução autónoma de nível 2 ao combinar a câmara dianteira, que monitoriza, longitudinal e lateralmente, toda a envolvente do automóvel, e os sistemas "Intelligent Adaptive Cruise Control" (IACC) e "Lane Centering" (LC). Especificamente, o sistema IACC faz uso do "Intelligent Adaptive Cruise Control", que ajusta automaticamente a velocidade do veículo para manter uma distância de segurança dos veículos da frente, e os sistemas de "Traffic Sign Recognition" e "Intelligent Speed Control". O primeiro utiliza a câmara de bordo para reconhecer os sinais de trânsito, apresenta-os no ecrã e alerta o condutor do limite de velocidade atual. O segundo sugere ao condutor que reduza a sua velocidade até ao limite detetado. Se o condutor aceitar, as definições do controlo da velocidade de cruzeiro são automaticamente ajustadas. Em contrapartida, o sistema LC controla o movimento lateral do veículo para o manter ao centro da faixa de rodagem, mesmo em condições de tráfego intenso.
O novo Alfa Romeo Tonale está equipado com várias funcionalidades de segurança ativa e passiva, adequadas às necessidades diárias de condução. Para além dos airbags frontais, laterais e de cortina, dispositivos e tecnologias inovadoras que aperfeiçoam a interação entre o condutor, o veículo e a estrada são propostos de série em toda a gama. São disso exemplo sistemas como o "Autonomous Emergency Braking with Vulnerable Road Users", para alertar o condutor de um potencial perigo e conduzir o veículo a uma paragem completa para evitar ou atenuar uma colisão, reconhecendo a presença de um peão ou ciclista e o "Drowsy Driver Detection", que verifica os movimentos do veículo para detetar quaisquer sinais de fadiga do condutor. Uma vez ultrapassado um determinado limite, o sistema emite alertas sonoros e/ou visuais, recomendando ao condutor que pare para uma pausa. As funcionalidades do Tonale são enriquecidas pela presença do "Rear Seat Reminder Alert", para detetar um objeto colocado no banco traseiro através da porta da bagageira. Quando o automóvel é desligado, o dispositivo alerta e lembra o condutor de que o objeto se encontra lá. Disponíveis como opcional: "Blind Spot Detection", que monitoriza os pontos cegos traseiros e informa sobre a presença de qualquer veículo que se aproxime; "Rear Cross Path Detection", para notificações de veículos que se aproximam pelos lados ao fazer marcha-atrás; "360° View Camera", que oferece uma visão completa da envolvente do automóvel no ecrã tátil digital de 10,25" com grelha dinâmica. Com quatro câmaras de alta-definição, posicionadas na grelha frontal, espelhos retrovisores e porta traseira.
O Alfa Romeo Tonale introduz os segredos da hospitalidade italiana no mundo dos C-SUV premium: exclusividade, bom gosto e elegância coexistem no seu interior. Enquanto o habitáculo oferece o espaço certo para os passageiros, a frente assegura uma sensação de total controlo e domínio sobre a estrada, tornado possível, sobretudo, pela elevada posição de condução que não diminui o prazer de condução típico de um automóvel Alfa Romeo desportivo. Este garante, igualmente, bem-estar para todos a bordo, com o ar condicionado de zona dupla, um sofisticado sistema de infotainment, bancos dianteiros ventilados e aquecidos, uma iluminação ambiente agradável e um sistema de som de 14 altifalantes da Harman Kardon. O Alfa Romeo Tonale é um dos poucos modelos da sua classe a oferecer o sistema de "Semi-Automatic Parking", que indica o espaço disponível para estacionar e ajuda a completar, de forma autónoma, as manobras de entrada e saída do estacionamento. Uma vez mais em nome do máximo conforto, o novo modelo inclui uma porta traseira de abertura elétrica e uma zona de carregamento sem fios em frente ao manípulo da caixa de velocidades, para colocar e carregar o seu smartphone com total segurança e conforto. Em suma, o Tonale é destinado aos fãs do prazer tangível do convívio, conforto e gosto italianos.
Desde a sua estreia no Giulietta, Mito e 4C, passando pelo seu desenvolvimento nos modelos Giulia e Stelvio, chegamos agora ao Tonale. Esta é a evolução do seletor de modos de condução Alfa D.N.A., com funções específicas relacionadas com o propulsor elétrico. No Tonale, o modo "Dynamic" foi concebido com uma calibração específica do pedal do acelerador, assegurando igualmente uma travagem mais eficaz e uma resposta mais direta da direção. O modo "Natural" continua a manter a melhor otimização do desempenho e gere automaticamente a relação entre a utilização do motor elétrico e do motor de combustão interna. Na utilização quotidiana, a poupança e o consumo não são, assim, conseguidos à custa do desempenho. O modo "Advance Efficiency" está calibrado para a máxima eficiência energética na versão Hybrid, enquanto o modo AE na configuração PHEV força a propulsão em modo puramente elétrico.
O Alfa Romeo Tonale está equipado com uma gama de eficientes motores híbridos que realçam o compromisso concreto da marca com um futuro orientado para uma mobilidade sustentável. Esta é uma etapa natural no percurso da marca rumo a uma sinergia propulsora que pode melhorar o desempenho e a dinâmica de condução, com pleno respeito pelo ambiente. Com o Tonale, a marca não se adaptou simplesmente aos novos padrões. Reinterpretou o seu ADN na direção da energia, da harmonia com o ambiente, da eficiência e da intuição na gestão dos modos de condução. Na verdade, esta nova tecnologia significa que o novo modelo Alfa Romeo pode assegurar uma autêntica "experiência híbrida". Estão disponíveis dois níveis de eletrificação - Hybrid e Plug-in Hybrid - assinalando o primeiro passo da Alfa Romeo no processo de eletrificação da sua gama.
O motor Hybrid VGT (Variable-Geometry Turbo) de 160 cv faz a sua estreia em exclusivo no Tonale. Esta versão dispõe de tração às rodas dianteiras e de uma nova tecnologia híbrida. Recorre a um turbocompressor de geometria variável, bem como a uma transmissão de dupla embraiagem TCT de 7 velocidades da Alfa Romeo. O motor elétrico "P2" de 48 volts com 15 kW de potência e 55 Nm de binário, consegue propulsionar as rodas mesmo quando o motor a gasolina de 1,5 litros é desligado. A Alfa Romeo optou por esta solução técnica para oferecer uma autêntica experiência eletrificada. A transmissão permite o arranque e a propulsão em modo elétrico a baixa velocidade, durante as manobras de estacionamento e a velocidade de cruzeiro, garantindo o desempenho típico de um motor a gasolina, mas com consumo (gasolina + eletricidade) comparável ao de um motor Diesel, com uma entrega de potência extremamente linear e uma aceleração realmente consistente.
O acesso à gama Tonale faz-se através da versão híbrida de 130 cv, com o novo motor turbo, a gasolina, de 4 cilindros e com 1,5 litros de cilindrada, com 130 cv de potência e 240 Nm de binário máximo, acoplado à exclusiva transmissão automática de dupla embraiagem de 7 velocidades e ao motor elétrico "P2" de 48 volts com 15 kW de potência e 55 Nm de binário.
O desempenho de topo é garantido pela exclusiva versão Plug-in Hybrid Q4 de 275 cv, a mais potente da gama em termos de performance e de nível de eletrificação. O evoluído sistema híbrido combina o motor MultiAir turbo, a gasolina, de 1,3 litros da família Global Small Engine, para proporcionar tração às rodas dianteiras, com o motor elétrico, este último acoplado às rodas traseiras. O sistema dispõe de uma bateria de 15,5 kWh e fornece uma potência total de 275 cavalos. Isto torna-o na proposta mais desportiva da sua classe, com uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 6,2 segundos. A versão Plug-in Hybrid está equipada com tração integral Q4 - ou seja, tração dianteira recorrendo ao motor de combustão interna, com a tração traseira a ser da responsabilidade do motor elétrico - para um nível inigualável de segurança e prazer de condução. O Tonale Q4 é também o mais eficiente SUV de segmento C com tecnologia Plug-in Hybrid, com uma autonomia em modo elétrico de até 80 km* no ciclo urbano e mais de 60 km* no ciclo combinado. Novamente em nome da máxima eficiência, uma carga completa da bateria demora 2,5 horas ao utilizar-se um carregador rápido de 7,4 kW.
O novo motor sobrealimentado de quatro cilindros foi concebido para ser o mais adequado à utilização híbrida, para otimizar a eficiência termodinâmica e, por conseguinte, para poupar no consumo de combustível. As suas especificações incluem o facto de operar segundo o ciclo Miller e de contar com uma elevada taxa de compressão (12,5:1), uma nova cabeça de cilindros com câmaras de combustão compactas, regulação variável de válvulas de dupla fase e condutas de admissão especiais de elevada turbulência. Possui também o novíssimo sistema de injeção direta a alta pressão, operando até 350 bar.
Concebida exclusivamente para a Alfa Romeo, a versão de 160 cv adiciona um novo turbocompressor de geometria variável, capaz de combinar uma grande capacidade de resposta a velocidades mais baixas com alta potência, para uma entrega mais desportiva, mantendo, ao mesmo tempo, um elevado nível de eficiência. O propulsor de entrada fornece uma potência de 130 cv e o binário máximo atinge os 240 Nm.
Um gerador/motor de arranque acionado por correia é também instalado em ambos os motores para garantir transições rápidas e silenciosas ao serem reiniciados os propulsores. O Intelligent Brake System otimiza a funcionalidade de 'auto-charge' e utiliza a travagem regenerativa mista para maximizar a recuperação da energia cinética durante a desaceleração, a fim de melhorar a eficiência.
Esta nova tecnologia híbrida significa que o Alfa Romeo Tonale pode proporcionar aos clientes uma autêntica 'experiência híbrida' em nome de um desempenho de topo e de uma alta eficiência. Tudo isto graças à combinação entre o novo motor a gasolina de 1,5 litros e o motor elétrico, proporcionando também um impulso extra para otimizar a capacidade de resposta. A experiência de condução torna-se também genuinamente versátil e relaxante, dadas as várias funcionalidades disponíveis, incluindo:
O novo Tonale pode funcionar em vários cenários de condução utilizando apenas o motor elétrico (portanto, com o motor a gasolina desligado). Isto é possível graças à vasta gama de capacidades EV, que incluem:
As capacidades EV estão disponíveis dependendo do estado da carga da bateria e da potência exigida.
Um dos principais objetivos na conceção do Alfa Romeo Tonale foi alcançar o máximo prazer de condução. Um dos elementos que contribuiu para este objetivo foi a perfeita distribuição de peso entre os dois eixos, específica da tradição de fabrico Alfa Romeo. Isto exigiu uma gestão especial do peso e dos materiais, que foi feita quer através do trabalho na configuração do veículo, quer como colocando todos os componentes mais pesados na posição o mais central possível. Especificamente, as versões do Tonale equipadas com tração dianteira utilizam o excelente equilíbrio de massas para otimizar a entrega do binário no piso, bem como o comportamento em curva, sendo que este último é ainda reforçado na versão Q4 de tração integral pelo binário disponível em cada eixo.
Em qualquer situação e a qualquer velocidade, conduzir o Tonale é sempre natural e instintivo, em parte devido à relação de direção mais direta do segmento C-SUV (13,6). A sensação da direção - tão precisa e direta quanto se pode esperar de um Alfa Romeo - é enfatizada pela adoção de geometria independente na suspensão dianteira. O ressalto é reduzido da uma forma mais genuína, limitando a aplicação de soluções de filtragem via software e otimizando o controlo da direção nas rodas dianteiras. A desportividade é ainda reforçada pelas patilhas em alumínio para controlo da caixa de velocidades: um elemento de referência da marca, único nesta classe.
Único na sua classe, o novo Alfa Romeo Tonale adota o Integrated Brake System (IBS), um inovador sistema eletromecânico que combina controlo de estabilidade com os convencionais travões assistidos por servofreio. A integração entre eletrónica e mecânica, a otimização significativa do peso, a ótima sensação e a ausência total de vibrações no pedal garantem ao sistema uma resposta instantânea de travagem. A adoção de pinças fixas da Brembo, com quatro êmbolos e discos ventilados à frente e sólidos atrás, contribui para a melhoria do desempenho de travagem.
A suspensão eletrónica "Dual Stage Valve" permite uma escolha entre desempenho e conforto. Desenvolvida em conjunto com a Marelli - um parceiro tecnológico histórico da Alfa Romeo - os amortecedores eletrónicos contam com uma válvula especial, de atuação elétrica, que proporciona configurações de amortecimento independentes. Estão disponíveis dois modos, Comfort e Sport. O primeiro é a calibração predefinida nos modos Advanced Efficiency e Normal do seletor D.N.A., para assegurar o desempenho mais suave em estradas irregulares. Por outro lado, a configuração Sport é aplicada no modo Dynamic do seletor D.N.A e ao selecionar ESC Off, reduzindo os movimentos da carroçaria e aumentando a rigidez vertical, com o objetivo de melhorar a dinâmica do veículo nas curvas. Por fim, premindo o botão dedicado no seletor DNA, a calibração do modo Dynamic pode ser ativada ou desativada.
Nas versões Hybrid (130 cv e 160 cv) e Diesel com motor de 130 cv, todas com tração às rodas dianteiras, o diferencial autoblocante eletrónico Alfa Romeo é proposto de série para garantir uma tração perfeita e uma condução suave, enfatizando a agilidade e caráter desportivo deste automóvel, com um impacto positivo adicional em termos de segurança. Incorporado no seletor D.N.A., o sistema explora o efeito do sistema de travagem, simulando um diferencial mecânico de deslizamento limitado. Especificamente, combinado com a suspensão dianteira do tipo MacPherson, assegura uma dinâmica de condução desportiva e eficaz, controlando a estabilidade do veículo e redirecionando a potência para as rodas durante as fases de aceleração em curva. O sistema também proporciona um maior controlo sobre superfícies escorregadias, bem como uma grande redução da subviragem, transferindo o binário da roda interior para a roda exterior, de modo a assegurar uma melhor aceleração longitudinal e, consequentemente, uma melhor aderência à estrada.
A versão Plug-in Hybrid Q4 do Tonale está equipada com a tração integral híbrida Q4 da Alfa Romeo para assegurar a tração ideal e, consequentemente, viagens seguras na neve e sobre o gelo. A combinação de um motor de combustão interna e um motor elétrico - no qual se baseia a tração Q4 - proporciona um binário mais elevado do que um automóvel com um motor de combustão convencional. Oferece também a opção de ajustes de alta precisão tanto no arranque como no modo de tração às quatro rodas em terrenos mais exigentes, quando é necessária uma relação de transmissão mais baixa. Assim, sobre superfícies molhadas, escorregadias ou geladas, quando é necessária mais tração, a versão Plug-in Hybrid Q4 do Tonale torna-se um autêntico 4x4, com todas as vantagens de segurança que lhe são inerentes. Em detalhe, o sistema ativa automaticamente o motor de combustão interna no eixo dianteiro, que começa a propulsionar as rodas dianteiras. Ao mesmo tempo, o motor elétrico, colocado atrás, arranca, fornecendo até 275 cv de potência máxima combinada para uma condução de alto desempenho, divertida e segura.
A afinação da suspensão, devidamente personalizada de acordo com o ADN da Alfa Romeo, consiste numa arquitetura do tipo MacPherson. Especificamente, a geometria no eixo dianteiro é otimizada para mudanças de direção rápidas e precisas, enfatizando a sensação de direção tipicamente Alfa Romeo. Isto reduz a distorção da direção, limitando a aplicação de filtros de software e otimizando o controlo da direção das rodas dianteiras. Na traseira, a exclusiva geometria de três braços assegura uma resposta rápida e o nível mais elevado de aceleração lateral em curva. Por último, mas não menos importante, a suspensão do Tonale utiliza a tecnologia Frequency Selective Damping (FSD) - desenvolvida em colaboração com a Koni, um parceiro tecnológico histórico da Alfa Romeo - para melhorar o desempenho, assegurando um comportamento irrepreensível em estrada e melhorando, simultaneamente, o conforto em todas as condições de condução.
* Valores provisórios, em processo de homologação