Os resultados finais já são conhecidos. Na sequência de uma experiência inovadora de design centrado no ser humano, a Ford desvendou hoje a especificação vencedora do novo Puma ST Gold Edition, versão que estará disponível para encomenda, em número limitado, a partir do final deste ano.
Ao longo de 10 dias, os fãs da Ford participaram com cerca de 275.000 votos numa série de sondagens no Twitter e no Instagram do construtor de automóveis. Deste modo, escolheram as combinações de cores dos diferentes elementos, incluindo a pintura da carroçaria, os decalques e as pinças dos travões. Além disso, decidiram ainda a denominação do modelo.
Como resultado, o primeiro modelo Ford Performance a apresentar um design com origem na opinião do público vai contar com as seguintes características:
Sondagem |
Opção mais votada |
Opção menos votada |
Pintura exterior |
Preto – 56 % |
Cinza |
Pinças dos travões |
Vermelho – 74 % |
Preto |
Costura dos cintos |
Cinzento – 87 % |
Preto |
Decalques |
Linhas – 74 % |
Riscas |
Símbolos |
Símbolos ST – 79 % |
Sem símbolos |
Soleiras |
Puma – 53 % |
Ford Performance |
Matrícula personalizada |
ST – 55 % |
Puma |
Nome |
Puma ST Gold Edition – 59 % |
Puma ST 24K Edition |
Os resultados de cada sondagem foram recolhidos em mercados individuais de toda a Europa, em complemento aos canais centrais da Ford Europa, antes de serem coligidos para se chegar a um vencedor global.
“De modo a criar algo verdadeiramente especial para os nossos fãs da performance optámos por uma abordagem virada para o futuro, numa cocriação do Puma ST Gold Edition. O número de votos obtido demonstra o entusiasmo dos nossos clientes, bem como o seu excelente gosto”, afirmou Amko Leenarts, Diretor de Design, Ford Europa. “Está tudo nos detalhes e, através desta edição especial, os nossos fãs configuraram um produto verdadeiramente desejável”.
O Puma ST Gold Edition será propulsionado por um motor a gasolina EcoBoost de 1.5 litros, de 200 cv, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos.1 Integrados no pacote Sports Technologies, os Modos de Condução selecionáveis dividem-se em Sport, Track e Eco,2 num modelo que de forma optativa poderá contar com um diferencial autoblocante mecânico, inédito no segmento, molas de força vetorial patenteadas e afinações ao nível da suspensão e da direção igualmente únicas, para se atingir uma excecional resposta em curva. As primeiras entregas estão agendadas para o final deste ano.
A Ford e o seu Team Fordzilla de eSports desvendaram, no ano passado, o Team Fordzilla P1 Concept através de uma abordagem similar, numa colaboração entre os designers da companhia e a comunidade de gaming.
#FordPumaST
# # #
1 Ford Puma ST 200 cv 1.5 EcoBoost a gasolina: emissões de CO2 de 155 g/km e consumos 6.8 l/100km (valores médios WLTP). Os consumos de combustível/energia, as emissões de CO2 e a autonomia elétrica declarados são medidos de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (UE) 2017/1151, nas suas mais recentes redações. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes.
2As tecnologias de apoio à condução são complementares e não se sobrepõem à necessária atenção do condutor, discernimento e necessidade de controlo do veículo.