Novidades

Feliz aniversário, Alfa Romeo: comemoração de 111 anos de história

24/06/2021

Alfa Romeo comemora de 111 anos de história

  • Desfiles, um traje particular e uma exposição especial no Museu: de forma perfeita, Arese vestir-se-á de vermelho para comemorar a história de 111 anos da Alfa Romeo, com quatro dias de eventos em nome da paixão, dedicados aos Clubes e a todos os fãs da marca.
  • O ponto alto do dia de hoje será a entrega dos primeiros Giulia GTA/GTAm, o novo supercarro da Alfa Romeo de que foram produzidas apenas 500 exclusivas unidades: um modelo que liga a gloriosa história da marca ao seu futuro.
  • O programa das comemorações, disponível aqui, prossegue até domingo, dia 27, com eventos que vão da Fórmula 1 à história, e de atividades para grupos e famílias a cortejos.

Quando a A.L.F.A. foi fundada, no dia 24 de junho de 1910, os seus veículos eram vermelhos. Alguns anos antes, Itália tinha escolhido esta cor para as suas viaturas de competição. Desde então, o vermelho passou a fazer parte do ADN da Alfa Romeo. Hoje, no 111.º aniversário da marca, o Museu vestir-se-á, de forma perfeita, de vermelho, para receber os muitos fãs que se dirigem a Arese para festejar, tal como fazem todos os anos. Vermelho, também, o desfile de modelos da Alfa Romeo privados que hoje, às 10 da manhã, abriu as comemorações de quatro dias que vão prosseguir até 27 de junho. Vermelho, o traje dos visitantes, vermelhas as máscaras distribuídas gratuitamente à entrada, para nos protegerem a todos nestes grandes dias. Vermelha, a exposição temporária especial do Museu. Até domingo, vai contar com infinitas nuances e interpretações desta cor, exibindo modelos de diferentes épocas e com diferentes características, numa sugestiva síntese: desde automóveis pintados à mão no circuito até às tecnologias de pintura dos anos mais recentes, desde os matizes laranja do vermelho italiano até ao escuro vermelho Proteo, e, é claro, ao Vermelho Alfa, conhecido pelo código AR 501.

No aniversário da Alfa Romeo, entrega dos primeiros Giulia GTA e GTAm

Este dia de celebração, com a participação de representantes dos Clubes Alfa Romeo como testemunhas da profunda paixão pela marca do Biscione, vai definir o cenário de um evento que liga na perfeição a gloriosa história da marca ao futuro. Hoje, os primeiros compradores dos exclusivos Giulia GTA e GTAm poderão levantar as primeiras viaturas destes extraordinários modelos, de que serão produzidas apenas 500 unidades numeradas. Para estes poucos felizardos, foi preparada uma exclusiva experiência de cliente, como parte de uma viagem específica que junta tradição e inovação: terão oportunidade de conversar com os Responsáveis da Marca e do Design e Engenharia, que os guiarão ao longo desta experiência ímpar, falando-lhes sobre os pormenores e os bastidores de um projeto único. Os Clientes irão descobrir o ADN destes modelos durante um percurso pelo Museu, focado na busca da leveza, desenvolvida ao longo de décadas para melhorar o desempenho em pista e o prazer de condução em estrada. Mais importante, poderá sentar-se no lugar do condutor do seu novo Giulia e participar num exclusivo desfile na pista interna do Museu. Será uma oportunidade notável de guiar este supercarro. Equipado com uma variante potenciada a 540 cv do motor 2.9 V6 Bi-Turbo, com uma relação potência/peso no topo da classe, de 187 cv por litro, personifica a ímpar capacidade da marca de combinar estilo e desportividade.

Contudo, o extraordinário desempenho do Giulia é baseado não só no motor de altíssimas performances, mas também na vasta utilização de materiais ultraleves. O Giulia GTA conseguiu, assim, chegar a uma redução de peso de 100 kg em relação à versão Quadrifoglio, de que deriva.

Um evento especial para os Clubes e desfiles para todos os fãs

A não perder neste dia de celebração será o evento especial dedicado a quem vive a paixão pela marca do Biscione de uma forma particular: os Clubes Alfa Romeo. A parada marcada para as 15h00 é-lhes especialmente dedicada, seguida, às 15h30, por um encontro no “Giulia Hall”, com transmissão ao vivo dirigida a quem não conseguiu deslocar-se a Itália ou a Arese devido às difíceis circunstâncias originadas pela pandemia. No encontro, serão partilhados os planos para o Museu e exploradas novas ideias e propostas.

Outro ponto alto a marcar todos os dias até domingo, 27 de junho, serão os vários desfiles abertos a todos os automóveis Alfa Romeo, de qualquer ano, modelo ou cor. A participação é gratuita e incluída no bilhete para o Museu – como todas as outras atividades – mas é necessário inscrever-se, enviando um e-mail para info@museoalfaromeo.com.

Transmissão do Grande Prémio da Áustria: Alfa Romeo também significa Fórmula 1

O Museu transmitirá também em direto a preparação para o GP da Áustria, com sessões de treinos e provas de qualificação, além da corrida propriamente dita, projetadas em grande ecrã no “Giulia Hall”. Na quinta-feira, 25, haverá um exclusivo evento onde os convidados poderão conversar, através de ligação ao vivo, com os pilotos da equipa Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi no circuito Spielberg, para ficarem a conhecer os segredos do paddock e da garagem numa visita virtual. Ao longo dos quatro dias, estará ainda em exposição o monolugar da Alfa Romeo Racing Orlen, exibindo orgulhosamente o logótipo criado para comemorar o 111.º aniversário.

Mais uma vez este ano, a Alfa Romeo quis prestar tributo à própria história: uma viagem imparável feita de modelos de prestígio, de estilo inconfundível, famosos em todo o mundo.

Uma história feita de vitórias desportivas, de motores e tecnologia de excelência, mas, acima de tudo, feita de mulheres e homens que criaram e abriram espaço para a marca nos corações de fãs de todo o mundo.

Com o apoio do Centro Stile, foi criado um logótipo que presta homenagem à história de 111 anos da marca.

O logo vai buscar inspiração aos icónicos elementos presentes no seu design: o “Biscione” (uma serpente) do brasão da nobre família Visconti de Milão, e uma cruz, o símbolo de Milão.

Neste caso, a cruz é transformada e ostenta uma sequência do número 1, que se espalha ao longo de uma linha de perspetiva, sugerindo a passagem do tempo do passado para o presente, dinamizando, assim, o número 111.

Este logo será utlizado no Grande Prémio de Fórmula 1 da Áustria, substituindo o desenho clássico: com forma e geometria específicas, o grafismo do logótipo e o formato do modelo complementar-se-ão para realçar o aspeto dinâmico do monolugar de competição.

Percursos históricos e atividades para grupos e famílias

Ao longo do fim de semana, serão realizadas duas palestras de aprofundamento da história da marca: a de sábado, dia 26, debruçar-se-á sobre a primeira vitória da A.L.F.A. (Modena, 1911, Prova de Regularidade). No domingo, 27, a conversa será sobre o protótipo do 4C, desenhado pelo Centro Stile Alfa Romeo em 2011. No fim das palestras, os proprietários de viaturas 4C serão convidados a desfilar com o próprio automóvel na pista interna.

Sempre versando a história, estará também aberta ao público a exposição “Sea Horses”, que ilustra a utilização de motores da casa do Biscione na náutica, das corridas aos transportes e dos veículos militares aos barcos de pesca. Todos os dias podem ser marcadas visitas guiadas aos “bastidores” do Museu. O percurso abrange dois pisos de armazéns onde são conservados automóveis, motores, troféus, chassis e outros artefactos usualmente não expostos ao público.

Estão ainda planeadas, para o fim de semana, atividades destinadas a grupos e famílias: desde um workshop criativo para crianças, agendado para sábado, 26, às 15h00, até uma Caça ao Tesouro no domingo, 27, às 16h30. O programa completo pode ser consultado em museoalfaromeo.com aqui e todas as atividades estão incluídas no preço de entrada. É necessário fazer reserva, enviando um e-mail para info@museoalfaromeo.com .

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.