Nos fatos de competição dos pilotos da Alfa Romeo, sobressai o acrónimo GTA para Kimi e GTAm para Antonio, em homenagem ao modelo de estrada com melhores performances alguma vez produzido pela marca italiana.
O projeto GTA, acrónimo histórico que encerra a essência das performances da Alfa Romeo, beneficia da parceria técnica com a Sauber Engineering.
A Alfa Romeo tem o temperamento desportivo e a competição no ADN: foi exatamente a marca do “Biscione” que conquistou o primeiro Grande Prémio de Fórmula 1 da história, em Silverstone, no ano de 1950, com Nino Farina ao volante de um Alfa Romeo Gran Premio Tipo 158 “Alfetta”.
Domingo, 28 de março, com o Grande Prémio do Barém, arranca o Campeonato Mundial de F1 2021 e, ao volante do C41, apresentado em fevereiro em Varsóvia, estará o experimentado e comprovado binómio ítalo-finlandês Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, em cujos fatos se destacarão os acrónimos GTA e GTAm, projeto integralmente inspirado no Giulia Gran Turismo Alleggerita de 1965 que tantos sucessos alcançou nos circuitos de todo o mundo.
O projeto Giulia GTA beneficiou muito da parceria com a equipa suíça, valendo-se do know-how da Sauber Engineering para a prototipagem e desenvolvimento dos componentes em fibra de carbono com crucial impacto aerodinâmico: o novo para-choques dianteiro, as saias laterais, o extrator, o spoiler GTA e a asa aerodinâmica GTAm.
Ambos os pilotos contribuíram ativamente para o desenvolvimento do projeto durante uma sessão de testes realizada na pista de Balocco. Kimi e Antonio concentraram-se nas soluções específicas adotadas no campo da aerodinâmica e estabilidade, analisando atentamente todos os desenvolvimentos introduzidos na viatura e reportando à equipa de engenheiros as sensações obtidas em pista, para permitir a avaliação conjunta dos efeitos na dinâmica do veículo e finalizar a sua preparação.
Veja AQUI o vídeo dos dois pilotos durante a sessão de testes.