O Alfa Romeo F1 Team Stake viu a promessa oferecida por um excelente ritmo demonstrado nos treinos livres não poder cumprir-se no final da qualificação, com Valtteri Bottas a ficar no 15º lugar da grelha de partida e Zhou Guanyu no 19º.
Os resultados apurados estabelecem uma tarefa muito complicada para a corrida de amanhã: apesar do complicado traçado do Mónaco, pouco favorável a ultrapassagens, a equipa vai tentar fazer o máximo numa prova sempre imprevisível e reclamar um bom resultado no final do fim de semana.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Parecíamos estar sólidos durante os treinos, com ambos os pilotos a poderem lutar pelo menos pela Q3, mas qualificarmo-nos nas posições em que acabámos mostra o quão difícil está a luta a meio do pelotão. Não conseguimos repetir o desempenho do início do fim-de-semana e estamos cientes de quão difícil será a nossa tarefa amanhã. Ainda assim, a corrida será longa e pode ser imprevisível: teremos de estar atentos e executar bem cada parte, prontos para aproveitar todas as oportunidades que possam surgir. É importante mantermos a cabeça erguida: hoje pode ter sido difícil, mas demos mais um passo em frente e há pontos positivos que podemos aproveitar para as próximas rondas."
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
TL3: 10º / 1:13.521 (20 voltas)
Q1: 1:13.038 (13 voltas)
Q2: 15º/ 1:12.625 (9 voltas)
"Parecíamos capazes de entrar na Q3 e, com uma volta limpa, poderíamos ter ficado entre os dez primeiros, mas encontrei tráfego no sector final na minha última tentativa e isso custou-nos caro. Perdi alguns décimos, provavelmente, e isso foi suficiente para nos eliminar e colocar-nos em 15º lugar - com estas margens apertadas, não nos podemos dar ao luxo de perder tanto. Ultrapassar não vai ser fácil amanhã e pode ser um dia longo na parte de trás, mas vamos dar o nosso melhor. Também podemos tirar alguns pontos positivos: estivemos melhor este fim-de-semana, até à qualificação; o carro parece ter melhorado, pelo que esperamos poder tirar partido disto para o futuro."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team ORLEN C43 (Chassis 01/Ferrari)
TL3: 16º / 1:13.772 (20 voltas)
Q1: 19º / 1:13.523 (13 voltas)
"O nosso desempenho no TL3 deixou-me confiante num lugar na Q2 e acreditei que, com uma pequena melhoria, poderíamos até chegar à Q3. No entanto, acabou por ser uma tarde complicada: a boa sensação que tive na primeira tentativa na Q1 desapareceu e, à medida que a pista melhorou, não consegui encontrar qualquer aderência extra. Estava a deslizar demasiado e, embora tenha melhorado na minha última tentativa, não foi suficiente para fazer a diferença num grupo tão competitivo. Começar de trás vai tornar o nosso trabalho muito difícil amanhã, mas devemos isso ao trabalho de todos na equipa e aos nossos fãs, para irmos para a pista e darmos tudo na corrida."