O Alfa Romeo F1 Team Stake lutou nas ruas do Mónaco, tornadas traiçoeiras pela chuva, com Valtteri Bottas e Zhou Guanyu a falharem, por pouco, a entrada nos pontos. Partindo das últimas filas da grelha de partida, ambos os pilotos subiram bastante na classificação, com Valtteri a terminar no 11º lugar e Zhou no 13º posto. As dez posições ganhas à geral representaram, em conjunto, a maior recuperação de entre todas as equipas durante uma corrida que, entretanto, foi afetada por um aguaceiro, logo a seguir à sua primeira metade.
A equipa vai, agora, para Barcelona para a próxima ronda do campeonato, outro importante passo para continuar a avaliar o novo pacote aerodinâmico introduzido em Monte Carlo.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "A equipa fez uma boa corrida para recuperar o máximo de terreno possível e, no final, nenhuma outra recuperou tantos lugares como nós. Sabíamos que tínhamos uma grande tarefa pela frente depois da qualificação de ontem, por isso optámos por ser agressivos com a nossa estratégia: parámos o Zhou na primeira volta, para mudar para os pneus duros e tentar uma estratégia que lhe permitisse recuperar. Quando a chuva chegou, fomos os primeiros a mudar para os pneus intermédios, com o Valtteri, e acabámos por conseguir recuperar alguns lugares. Infelizmente, não foi suficiente para ficar entre os dez primeiros, mas não podemos culpar-nos pelo trabalho que fizemos hoje, em especial numa pista onde as ultrapassagens são tão difíceis. Podemos tirar partido do desempenho de hoje e da forma como recuperámos após as dificuldades de ontem: agora temos de nos concentrar em Barcelona, onde temos de dar um passo em frente à medida que continuamos a extrair desempenho das nossas atualizações."
Valtteri Bottas (car number 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
Classificação final: 11º
Volta mais rápida: 1:17.824 (volta 19)
Pneus: Duros novos (52 voltas) – Intermédios novos (26 voltas)
"Fizemos uma corrida sólida e provavelmente fizemos o máximo que podíamos hoje. Quando se recupera quatro lugares no Mónaco, não é um mau resultado e só é pena que não tenhamos conseguido obter quaisquer pontos com o nosso esforço. A chuva ajudou-nos um pouco ao misturar a corrida, mas tivemos de tomar algumas decisões importantes e tomámos todas as certas. Não foi fácil, mesmo com os intermédios, pois a pista estava muito molhada em alguns sítios e mais seca noutros, mas optámos por jogar esta cartada antes de todos os outros e, como resultado, ganhámos terreno. O carro estava melhor com as atualizações que introduzimos e esperamos obter mais desempenho em Barcelona, uma pista mais rápida onde o nosso pacote deverá funcionar um pouco melhor. Estou ansioso por isso".
Zhou Guanyu (car number 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 01/Ferrari)
Classificação final: 13º
Volta mais rápida: 1:16.926 (volta 5)
Pneus: Macios novos (1 volta) – Duros novos (51 voltas) – Intermédios novos (25 voltas)
"Fizemos uma boa corrida em condições muito difíceis e, tendo em conta a nossa posição de partida, podemos estar satisfeitos com o progresso alcançado. Tomámos a decisão de ir às boxes na primeira volta, uma escolha agressiva que significaria terminar a corrida com apenas um jogo de pneus duros. O ritmo que tínhamos com esses pneus era bastante bom e recuperei alguns lugares, mantendo-me à frente de carros com pneus mais frescos antes de a chuva começar. A chuva fez com que tudo voltasse à estaca zero, pois tivemos de fazer outra paragem e lidar com condições muito difíceis: a pista estava muito complicada, todas as curvas podiam ser traiçoeiras, pelo tive de ter muito cuidado. No final, recuperámos seis lugares e foi muito divertido. O mais importante é que o nosso ritmo de corrida foi bom e é uma boa indicação para outras pistas e outras condições."