Novidades

Alfa Romeo F1 Team Stake conquista importante ponto no Grande Prémio do Canadá

19/06/2023
  • Com o ganho de quatro posições durante a corrida, Valtteri Bottas reclamou importante ponto no final do Grande Prémio do Canadá.

  • Corrida mais difícil para Zhou Guanyu ao sair do final da grelha de partida. Porém, o piloto esteve envolvido em várias lutas recuperando quatro posições até ao 16º lugar final.

    O Alfa Romeo F1 Team Stake conquistou um importante ponto no final do Grande Premio do Canadá com Valtteri Bottas a recuperar quatro posições e terminar dentro dos dez primeiros no final das 70 voltas ao Circuito Gilles Villeneuve. O finlandês fez uma corrida sólida suportada por uma excelente estratégia que lhe permitiu a recuperação e um décimo lugar perdido, na pista, para Lance Stroll. Mas essa décima posição foi imediatamente recuperada quando Lando Norris foi penalizado com cinco segundos e acabou atrás de Valtteri Bottas.

    Para Zhou Guanyu o desafio foi maior e a corrida mais difícil ao sair do final da grelha de partida. O piloto chinês ainda conseguiu extrair do seu C43 uma boa velocidade e esteve envolvido em várias lutas por posição, recuperando quatro lugares e terminando a prova no 16º lugar.

    O ponto marcado pelo Alfa Romeo F1 Team Stake eleva o total da equipa para sete, permitindo, assim, ultrapassar a Haas na classificação do Campeonato do Mundo de Construtores.

    Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Temos de estar satisfeitos com o ponto que marcámos hoje com o Valtteri, embora seja sempre um pouco amargo perder uma posição [para Lance Stroll] a poucos metros do fim. Ainda assim, um ponto pode fazer uma diferença fundamental no final da época, e agora marcámos pontos em duas corridas seguidas. Quero agradecer a toda a equipa pelo seu trabalho árduo para este resultado, que não era uma impossibilidade após a sessão de qualificação de ontem. Sabemos que é nos sábados que temos de concentrar a nossa atenção: uma melhor posição na qualificação pode permitir-nos lutar por lugares mais altos e, em última análise, por mais pontos. Em termos de ritmo de corrida, os nossos carros parecem estar melhores, por isso sabemos que o C43 pode ser competitivo. Foi um fim de semana mais difícil para o Zhou; partindo do 20º lugar, tivemos de tentar algo diferente, pelo que desenhamos uma estratégia alternativa com ele para recuperar algum terreno. No entanto, ficamos com este ponto e voltamos ao trabalho para continuar a nossa série em Spielberg dentro de duas semanas. Vamos competir em circuitos permanentes até à pausa de verão e estamos confiantes de que eles se adequarão melhor às nossas performances de qualificação. Vimos, mais uma vez, como a luta é renhida: um único metro pode custar uma posição, tal como um único décimo na qualificação pode fazer a diferença entre a Q2 e a Q3: teremos de continuar a trabalhar o mais possível, tanto na pista como na fábrica, para melhorar constantemente."

    Valtteri Bottas (monolugar número 77):

    Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

    Classificação final: 10º

    Volta mais rápida: 1:16.625 (volta 52)

    Pneus: Duros novos (36 volta) – Médios novos (34 voltas)

    "Estou satisfeito com a nossa corrida de hoje: ganhei quatro posições durante a corrida e é sempre um bom dia quando isso acontece, especialmente quando se consegue um lugar entre os dez primeiros, que era o nosso principal objetivo durante todo o fim de semana. Podia ter sido nono classificado, mas os pneus começaram a desgastar-se no final da corrida e o Lance [Stroll] apanhou-me na linha de chegada. Ainda assim, penso que é seguro dizer que fizemos uma corrida sólida hoje, bem como uma boa estratégia; desde o Mónaco temos vindo a fazer progressos decentes, o que prova todo o trabalho árduo da equipa em Hinwil. Apesar de hoje trazermos para casa apenas um ponto, é uma recompensa e uma motivação para continuar a procurar mais. Agora, será importante continuar a trabalhar nesta direção e concentrarmo-nos em melhorar o nosso desempenho no sábado. Ainda temos de dar alguns passos em frente e estou confiante de que o conseguiremos fazer todos juntos."

    Zhou Guanyu (monolugar número 24):

    Alfa Romeo F1 Team KICK C43 (Chassis 01/Ferrari)

    Classificação final: 16º

    Volta mais rápida: 1:17.090 (volta 58)

    Pneus: Médios novos (12 voltas) – Duros novos (20 voltas) – Duros novos (37 voltas)

    "Sabíamos que a corrida ia ser sempre difícil, tendo em conta a nossa posição de partida, mas ainda acreditava que tínhamos uma hipótese de dar a volta à situação: infelizmente, não a conseguimos aproveitar. Depois da entrada do ‘Safety Car’, senti que podíamos ter entrado na luta; tínhamos começado com os pneus médios e eles estavam a responder muito bem. Infelizmente, a corrida não se desenrolou da forma que queríamos e, depois da última paragem nas boxes, não havia muito que pudéssemos fazer. Não há como negar que ainda esperávamos melhorar os nossos resultados, mas este fim de semana não foi fácil para nós. Pode acontecer, mas é importante agora concentrarmo-nos em voltar às boas prestações que temos mostrado recentemente, para estarmos preparados daqui a duas semanas em Spielberg. Já vimos antes como tudo pode acontecer durante um fim de semana Sprint: se jogarmos bem as nossas cartas, conseguiremos voltar aos dez primeiros."

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.