Novidades

Alfa Romeo F1 Team Stake conheceu uma qualificação complicada para o GP do Canadá devido à chuva

18/06/2023
    • A chuva foi a grande protagonista da qualificação para o GP do Canadá, influenciando o Treino Livre 3 e a qualificação, com condições difíceis para os dois pilotos da equipa

    • Valtteri Bottas fez o seu tempo com condições difíceis e, ainda assim, rubricou o 15º lugar da Q2, já um problema técnico colocou Zhou Guanyu no último lugar da grelha

O Alfa Romeo F1 Team Stake teve de suportar um dia de qualificação muito difícil no Circuito Gilles Villeneuve, com a chuva a influenciar tanto o Treino Livre 3 como a sessão de qualificação para o Grande Prémio do Canadá. Valtteri Bottas fez o 15º tempo em condições difíceis que o impediram de extrair de forma apropriada o potencial do seu monolugar e repetir o ritmo exibido durante as duas primeiras sessões de treinos livres. O seu companheiro de equipa, Zhou Guanyu, conheceu um problema técnico no seu monolugar no início da Q1 que acabou por anular as suas hipóteses de passar à Q2, terminando a qualificação no 20º lugar.

Apesar deste contratempo, o foco da equipa, tanto no Canadá como em Hinwill, está em desenhar a melhor estratégia de corrida para hoje para regressar à luta pelos pontos do Grande Prémio do Canadá.

Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Não há como negar que hoje foi uma sessão de qualificação dececionante para nós: vimos claramente durante o FP3 que tínhamos uma oportunidade não só de entrar na Q2, mas também de subir ainda mais na classificação, mas hoje não foi o nosso dia: Zhou teve um problema logo no início da Q1, que foi depois resolvido, permitindo-lhe ainda participar na sessão. Valtteri, por outro lado, conseguiu entrar na Q2, mas teve dificuldades em tirar o máximo partido dos pneus slick nas condições variáveis. Todos os nossos esforços serão agora dedicados a investigar o que aconteceu e a descobrir porque é que não conseguimos tirar o melhor partido do carro. No entanto, hoje é um novo dia: apesar de as posições de partida não serem as ideais para nenhum dos nossos pilotos, já vimos muitas vezes no passado que tudo pode acontecer nesta corrida. Temos de nos concentrar no dia de amanhã e escolher outra estratégia agressiva que nos permita explorar qualquer oportunidade que este circuito possa oferecer."

Valtteri Bottas (monolugar 77):

Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)

TL3: 9º / 1:24.988 (22 voltas)

Q1: 1:22.332 (13 voltas)

Q2: 15º/ 1:21.821 (11 voltas)

"Continuo a acreditar que um lugar entre os dez primeiros poderia ter sido alcançado hoje, especialmente se olharmos para os nossos tempos de volta no TL3. Infelizmente, tivemos um pouco de azar com estas condições variáveis. Claro que teria preferido estar na Q3, mas hoje é um novo dia e temos a oportunidade de recuperar do dia de ontem. Durante todo o fim de semana, até agora, o nosso carro parecia capaz de ficar entre os dez primeiros, o nosso ritmo está lá, especialmente no seco. Vamos analisar o nosso desempenho e prepararmo-nos para subir na classificação durante a corrida".

Zhou Guanyu (monolugar 24):

Alfa Romeo F1 Team ORLEN C43 (Chassis 01/Ferrari)

TL3: 18º / 1:26.750 (23 voltas)

Q1: 20º / 1:23.342 (11 voltas)

"A qualificação foi bastante frustrante para mim; de alguma forma, perdi o ímpeto e fiquei sem potência. O monolugar estava sempre a entrar em modo de segurança e, no início, nem sequer conseguia comunicar com a equipa. Ainda assim, consegui trazer o carro de volta para a box e, passado algum tempo, voltei a sair. No geral, não foi uma sessão limpa da minha parte: tive falta de aderência com o carro a escorregar em demasia. Ainda não percebemos o que se passou, mas vamos investigar para resolver o problema corretamente. Ainda assim, nada está perdido: esperamos resolver o problema e tentar voltar à parte superior da classificação final".

Siga-nos

Já segue a CAM?
Conheça, em primeira mão, todas as novidades.

Newsletter

Inscreva-se e receba regularmente informação
personalizada no seu email.