O Alfa Romeo F1 Team Stake conheceu um fim de semana difícil nas ruas de Baku, não marcando pontos no final de um complicado evento Sprint. Na corrida principal deste domingo, Valtteri Bottas terminou no 18º lugar, enquanto o seu colega de equipa Zhou Guanyu retirou-se da corrida prematuramente com problemas técnicos no seu monolugar que serão investigados pela equipa.
Um evento difícil para o Alfa Romeo F1 Team Stake: a equipa necessita de se reagrupar e, decididamente, dar um passo em frente para recuperar a competitividade que demonstrou no início da época. Com o Azerbaijão deixado para trás, a Fórmula 1 dirige-se para Miami para a segunda corrida desta dupla de corridas consecutivas.
Alessandro Alunni Bravi, Responsável da equipa: "Foi uma corrida dececionante e mostrou que, neste momento, o nosso monolugar não é suficientemente competitivo para marcar pontos. A prioridade de todos nós na equipa - aqui na pista e na base - é trabalhar arduamente e fazer os melhoramentos necessários para voltarmos ao lugar onde desejamos estar. A competitividade do pelotão continua forte e podemos voltar a esta batalha: mas temos de dar um passo em frente para o fazer. Estamos todos totalmente empenhados nisso e vamos fazer o que for preciso para o conseguir".
Valtteri Bottas (monolugar 77):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 02/Ferrari)
Classificação final: 18º
Volta mais rápida: 1:46.304 (volta 36)
Pneus: Médios novos (6 volta) – Duros novos (6 voltas) – Duros novos (22 voltas) – Médios novos (16 voltas)
“Não foi uma grande corrida para nós e nunca estivemos na luta pelos pontos: temos de perceber o que aconteceu e, mais importante, como voltar a ser competitivos. A minha corrida foi difícil desde o início: tive um contacto na curva 2, estava por fora e fui atingido pela esquerda e por trás, o que me deixou com alguns danos. Depois disso, a corrida foi bastante longa: tentámos recuperar, porque aqui tudo pode acontecer, mas acabámos por não ter qualquer hipótese de reconstruir a nossa corrida. É claro que precisamos de melhorar o nosso ritmo e fazer tudo o que pudermos para seguir em frente. Agora vamos diretamente para Miami: é uma pista muito diferente desta, por isso vamos manter-nos motivados e tentar novamente."
Zhou Guanyu (monolugar 24):
Alfa Romeo F1 Team Stake C43 (Chassis 04/Ferrari)
Classificação final: Abandono
Volta mais rápida: 1:47.553 (volta 31)
Pneus: Médios novos (11 voltas) – Duros novos (25 voltas)
"Foi um fim de semana para esquecer: nunca é bom abandonar uma corrida, mas, na realidade, hoje não tínhamos hipóteses de marcar pontos. Tivemos de abandonar por precaução, pois as temperaturas estavam a subir e havia alarmes no painel de instrumentos. Em geral, foi um fim de semana difícil para todos nós. Temos de compreender as razões para isso e trabalhar arduamente, todos nós, para dar um passo em frente. Estou confiante de que esta equipa é capaz de o fazer, vejo-o nas pessoas aqui e na sede. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para voltarmos ao sítio onde esperamos estar e continuarmos a melhorar."