Com 130.000 visitantes esperados, mais de 600 expositores provenientes de todo o mundo e mais de 1.000 automóveis em exposição, a 47ª edição da Rétromobile em Paris, a mais antiga feira europeia dedicada ao automóvel clássico, terá lugar de 1 a 5 de fevereiro de 2023.
Os departamentos Alfa Romeo e Stellantis Heritage vão protagonizar este importante evento organizado na Porte de Versailles. O departamento Heritage foi fundado em Turim em 2015 com a missão de recuperar, preservar e promover a Alfa Romeo e o seu património histórico através da participação em eventos da indústria e da prestação de serviços aos entusiastas e proprietários de automóveis clássicos. Dois preciosos automóveis clássicos estarão no espaço dedicado na Rétromobile: o Alfa Romeo S.Z. (1989) e o Alfa Romeo 1900 Super Sprint (1956).
Alfa Romeo S.Z. (ES30), 1989
O modelo em exposição é mais único do que raro. Entre os primeiros a ser produzidos, é uma unidade "ex-works" da pista de testes de Balocco, local onde foi utilizado para testar diferentes soluções. Um genuíno veículo "de laboratório", difere em alguns detalhes dos modelos S.Z. posteriores, de tal forma que pode ser considerado um protótipo. Foi um projeto ambicioso chamado ES30, ou seja, "Experimental Sportcar 3.0 litros", que surgiu do desejo da Alfa Romeo de reafirmar a sua tradição em automóveis desportivos com tração traseira utilizando novas tecnologias. A marca confiou a produção de mil unidades ao construtor de carroçarias Zagato, que os construiu numa fábrica na periferia de Milão. Assim, nasceu o Alfa Romeo S.Z. (Sprint Zagato), um veículo desportivo puro com linhas agressivas e inconfundíveis. Montado sobre uma plataforma de aço, a carroçaria exterior é feita de materiais compósitos, enquanto o piso e os componentes mecânicos derivam do modelo de competição Alfa Romeo 75 (Grupo A), com o motor V6 de três litros elevado a 207 cavalos de potência para atingir uma velocidade máxima de 245 km/h. A Alfa recorreu a tecnologias de design e produção CAD/CAM (Computer Aided Design, Computer Aided Manufacturing) sem precedentes, o que permitiu reduzir consideravelmente o tempo de desenvolvimento, especialmente no que diz respeito a aperfeiçoamentos e alterações no decurso do projeto.
O automóvel foi completamente desmontado e restaurado nas instalações das oficinas de clássicos: a carroçaria foi decapada e tratada; o interior foi completamente renovado com base numa abordagem conservadora; o depósito de combustível foi limpo com um tratamento especial; o motor foi também minuciosamente afinado e as jantes beneficiaram de uma limpeza completa que preserva a sua originalidade.
Alfa Romeo 1900 Super Sprint, 1956
Em 1955, o 1900 Sprint substituído pela versão "Super Sprint", a qual permaneceu em produção até 1958 para um total de 599 unidades. Muito semelhante ao seu antecessor, o 1900 Super Sprint apresenta a nova transmissão de cinco velocidades, ainda na coluna de direção, mas com relações de transmissão mais próximas. Os componentes mecânicos são os mesmos que os do sedan 1900 Super T.I., com um motor de 1.975 cm3 de cilindrada alimentado por dois carburadores invertidos de duplo corpo. O motor de quatro cilindros em linha produz 115 cv às 5.500 rpm e permite atingir uma velocidade máxima de 190 km/h.
A elegância típica da Alfa Romeo é proporcionada pelo design de carroçaria assinado pela Touring, o que, combinado com a pesquisa feita ao nível dos materiais, confere ao automóvel um peso ligeiro e um baixo coeficiente aerodinâmico, ideais para a melhor performance em corrida.
Graças ao Certificado de Origem emitido pelo departamento Heritage da Stellantis e pela Alfa Romeo Classiche, podemos confirmar que o modelo privado em exposição foi produzido a 14 de julho de 1956 e vendido três dias mais tarde em Paris. A pintura azul e o motor são ambos originais.
Alfa Romeo Classiche
O programa heritage "Alfa Romeo Classiche" fornece uma abrangente gama de serviços com o objetivo preciso de proteger e promover a história da icónica marca italiana. A gestão de topo da marca está pessoalmente envolvida em todas as atividades que compõem toda a gama dos seus serviços dedicados. De facto, o comité de certificação é presidido pelo CEO da Alfa Romeo e pelo Head of Heritage, sendo apoiado pelo Museu Alfa Romeo, que é a localização dos registos de produção e de toda a documentação técnica utilizada pelo comité para analisar as informações sobre os automóveis examinados.
O programa heritage Alfa Romeo Classiche consiste no Certificado de Origem, que permite descobrir a história de cada automóvel através do seu número de chassis. O serviço prevê uma revisão documental precisa nos registos de produção da marca e a emissão de um certificado que atesta o ano de produção e a configuração original do veículo: especificações do modelo, número de série do motor e detalhes exteriores e interiores originais.
O "Certificado de Autenticidade" é o documento pelo qual a marca, apoiada pelo departamento Heritage, certifica a autenticidade do automóvel clássico.
Para obter esta certificação, cada automóvel passa por um rigoroso processo de inspeção e avaliação que é realizado pela equipa especializada, verificando a autenticidade do automóvel e dos seus componentes e o funcionamento das principais peças mecânicas.
Por último, o "Serviço de Restauro". A mesma equipa que se ocupa da coleção histórica da Stellantis, está disponível para clientes privados, com serviços que vão desde a simples manutenção até ao restauro completo.