Uma vez mais, serão os motores do Escorpião da Abarth a “empurrar” os campeões do futuro nos seus primeiros quilómetros ao volante de um monolugar. Também em 2022, os motores Abarth serão o “coração” da maioria dos campeonatos de Fórmula 4. Após 7 temporadas de sucesso, em Spa-Francorchamps, o Campeonato ADAC de F4 irá iniciar uma nova era na competição reservada aos jovens pilotos vindos do mundo do karting. A segunda geração do chassis Tatuus, na realidade, estreou-se na F4 dos Emirados Árabes Unidos, chegando agora à Europa. O F4-T421 terá como motor o Abarth 1.4 T-Jet com 180 cv, derivado do propulsor que dá vida à gama 695 da Abarth. O aumento de potência de 160 para 180 cv foi alcançado com um novo mapeamento do motor e a adoção de uma renovada unidade de controlo eletrónica. Apesar do peso adicionado aos monolugares equipados com o Halo, de acordo com as regras de segurança da FIA, a relação peso/potência é 3,8 kg/kW. A grande novidade é que o Escorpião vai atravessar o canal da Mancha para se estrear no Campeonato Britânico de F4, a cumprir a sua oitava temporada, levando para a pista o chassis Tatuus, o motor Abarth e pneus Pirelli. Um pacote totalmente italiano que tem feito parte do sucesso global da Fórmula 4.
No Campeonato ADAC F4 estão inscritos 22 monolugares que vão participar na primeira ronda da temporada 2022 no circuito belga de Spa-Francorchamps. Depois do triunfo de Ollie Bearman em 2021, o primeiro piloto a conseguir vencer os campeonatos alemão e italiano na mesma temporada, serão vários os candidatos ao título, começando por Nikita Bedrin, o melhor estreante de 2021, piloto da equipa PHM Racing. Igualmente presente estará o piloto da Ferrari Driving Academy, Maya Weug, na sua segunda temporada da F4, para lá dos estreantes Rafael Camara e James Wharton. Depois de Spa-Francorchamps, o calendário do Campeonato ADAC F4 espraiar-se-á por Hockenheim (14-15 maio), Zandvoort (24-26 junho), Nurburgring (5-7 agosto), Lausitzring (19-21 agosto) e Nurburgring (14-16 outubro).
A 700 quilómetros de distância, no circuito de Donington Park, a oitava temporada da F4 Britânica terá o seu início e, pela primeira vez, os Tatuus com motor Abarth irão estar na grelha de partida. O campeonato britânico será o quarto a nível europeu a adotar os chassis e motores Made in Italy, depois das competições em Itália, Alemanha e Espanha. Seis equipas estarão presentes na primeira ronda de uma temporada que incluí 10 rondas e 30 corridas no total. Quanto ao calendário do Campeonato Britânico de F4, depois da jornada de abertura em Donington Park, seguirá para Brands Hatch (14-15 maio), Thruxton (28-29 maio), Oulton Park (11-12 junho), Croft (25-26 junho), Knockhill (30-31 julho), Snetterton (13-14 agosto), Thruxton (27-28 agosto), Silverstone (24-25 setembro) e Brands Hatch (8-9 outubro).