Para reviver a emocionante reconstituição histórica da "Freccia Rossa", que decorreu entre os dias 13 a 17 de junho, eis uma série de conteúdos fotográficos e de vídeo da corrida, entretanto disponibilizados ao público e que irão, certamente, fazer a alegria dos entusiastas das corridas de todo o mundo.
420 automóveis clássicos, incluindo 48 modelos Alfa Romeo, participaram no famoso tour de force e competiram no tradicional traçado Brescia-Roma-Brescia, este ano num formato que passou de quatro para cinco dias e com os habituais 1.600 quilómetros aumentados para mais de 2.000, tornando-a na edição mais longa da história da "Corrida Mais Bela do Mundo", como descrito pelo lendário Enzo Ferrari.
Com pores-do-sol inesquecíveis, vislumbres de arquitetura de extraordinária beleza, chuva torrencial e sol escaldante, nada faltou nesta aventura enraizada nas tradições do desporto automóvel, edição que viria a ser ganha por um Alfa Romeo 6C 1750 SS do Team Villa Trasqua, conduzido por Andrea Vesco e Fabio Salvinelli.
Também atingiram a linha de meta três outros esplêndidos modelos da coleção Heritage, que estão normalmente expostos no Museo Alfa Romeo, em Arese: o 1900 Sport Spider e o 2000 Sportiva, ambos de 1954, e o 1900 Super Sprint, de 1956.
Estas três jóias puderam contar com a equipa Heritage da Stellantis que, a bordo dos novos Stelvio e Giulia "Quadrifoglio 100º Anniversario", não só prestou a assistência técnica necessária, como criou uma fascinante ponte entre o passado e o futuro da Marca.
O lugar do condutor do 1900 Sport Spider foi confiado a Marius Pop, fundador da comunidade online "Alfattitude", com Virgiliu Andone como copiloto. Este último declarou: "Todos nos disseram que esta corrida seria difícil, tanto do ponto de vista mental como físico, mais do que qualquer outra em que tivéssemos participado até agora. No entanto, não se trata de uma competição de pessoas contra automóveis, mas sim de uma competição em que as pessoas têm de trabalhar em perfeita harmonia com as viaturas para serem bem-sucedidas. O facto de esta corrida se realizar nas deslumbrantes paisagens italianas torna toda a experiência ainda mais surreal. Depois de completar, com sucesso, a 1000 Miglia ao volante do maravilhoso Alfa Romeo 1900 Sport Spider, saímos como melhores ‘Alfisti’, melhores condutores e melhores seres humanos."
A mesma emoção foi partilhada pela dupla do 1900 Super Sprint, liderada por Lorenzo Quaglia, embaixador da marca italiana de moda Velasca, e Giovanni Giuseppe Savini, um Tiktoker mais conhecido por @giogiusavini. O primeiro declarou: "Num mundo cada vez mais frenético, que só pensa em avançar, foi muito emocionante voltar atrás no tempo ao longo de cinco dias". Este sentimento foi partilhado pelo seu colega de equipa: "Para mim, a 1000 Miglia é uma oportunidade de experimentar sentimentos intemporais, criar memórias, apreciar paisagens icónicas e desfrutar de momentos frenéticos, repletos de cor e de pores-do-sol relaxantes. Graças à Alfa Romeo, pude viver cinco dias numa outra era, uma época em que as características desportivas de um motor estavam alinhadas com um design elegante e feito para durar."
Por último, foi Tom Wlaschiha, a estrela de "Game of Thrones" e "Stranger Things" e grande fã da Alfa Romeo, quem esteve a bordo do 2000 Sportiva. O ator declarou: "Conduzir na Mille Miglia deste ano com o Alfa Sportiva 2000 foi uma das experiências mais belas e loucas da minha vida. Nada é comparável a esta mistura de adrenalina, paisagens de cortar a respiração e a emoção da multidão que se encontra ao longo de todo o percurso." Nina Maria Weizenecker, a sua navegadora e famosa influencer automóvel – conhecida no mundo online como NinaCarMaria – a declarou: "Foi a melhor coisa que alguma vez me aconteceu e foi possível graças a esta equipa fantástica. Será que alguém consegue carregar no botão 'reiniciar'?"
Como prova da forte e visceral ligação entre os fãs do desporto motorizado histórico e a marca do Biscione, um símbolo do desporto motorizado italiano desde 1910, os três modelos da Alfa Romeo foram calorosamente recebidos pelo público em cada etapa. Para além disso, foi também a ocasião ideal para celebrar, juntamente com a Tribo Alfa Romeo espalhada por todo o “Bel Paese”, o 10º aniversário do Alfa Romeo 4C, o 60º aniversário da Autodelta e o 100º aniversário do emblema Quadrifoglio.